MÚSICA

Mosteiro de São Bento recebe apresentação gratuita do Tutti Choir Brasília, pela primeira vez no Nordeste

Com maestro Daniel Souto de Moraes, Tutti Choir Brasília traz para sua apresentação em Olinda 50 cantores e 11 instrumentistas

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 27/04/2023 às 15:20 | Atualizado em 27/04/2023 às 15:21
DIVULGAÇÃO
Tutti Choir Brasília se apresenta pela primeira vez no Nordeste - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Mosteiro São Bento, em Olinda, recebe nesta sexta-feira (28) a turnê 2023 do Tutti Choir Brasília, que se apresenta pela primeira vez no Nordeste. Aberta ao público e com entrada gratuita, a apresentação terá início às 19h30.

No repertório, música sacra, com clássicos de compositores brasileiros como Camargo Guarnieri (que completa este ano 30 anos do seu falecimento), além de outros compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos e o norte-americano Ralph Manuel, que morou em Recife durante mais de 20 anos. De Guarnieri, será apresentada a Missa Diligite, com Orquestra de Cordas, Solistas e órgão. 

Com seis anos de existência, a Tutti Choir reúne apresentações em todo Brasil e no exterior. Entre os países que já receberam o coro estão: Estados Unidos, Alemanha e República Tcheca. À frente do grupo desde o início da formação, o maestro Daniel Souto de Moraes destaca a motivação para realização da turnê e a escolha do local.

"Um forte desejo deste grupo é levar música brasileira onde quer que seja. Sendo o mosteiro um complexo arquitetônico muito importante do Brasil, veio a ideia de fazermos um concerto apenas com música sacra, de compositores brasileiros e relevantes", explica.

O Tutti Choir Brasília traz para sua apresentação em Olinda 50 cantores e 11 instrumentistas na orquestra. O coro é formado por homens e mulheres, de faixas etárias que variam de 19 anos até 85 anos. O grupo é formado por brasileiros e, atualmente, também tem integrantes de outros países como França e Singapura. As vozes do coro contam com sopranos, contraltos, tenores e baixos. Os instrumentos utilizados no concerto do Mosteiro serão violinos, violas clássicas, violoncelos, contrabaixos e órgão.

APRESENTAÇÃO EM BRENNAND

A turnê Tutti Choir também realizará um segundo concerto, exclusivo para convidados, no Instituto Brennand, no sábado (29/04), a partir das 16h. A apresentação, que terá duração de cerca de um hora, é baseada em um tributo a grandes icones da musica brasileira: Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento.

A instrumentação do concerto contará com violão, percussão, contrabaixo e teclado. No repertório escolhido, as obras foram compostas especialmente para o Tutti por compositores convidados pelo maestro como André Vidal (Brasília, DF), Paulo Santos (São Paulo, SP), Will Lopes (Iowa, EUA), Anderson Motta (Texas, EUA) e Ralph Manuel (Texas, EUA).

TRAJETÓRIA

O Tutti Choir nasceu no final de 2016, para uma participação no concerto de uma Première de uma obra brasileira, a "Missa de Alcaçus", de Danilo Guanais. O concerto ocorreu em maio de 2017, no palco do Carnegie Hall, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Apresentou-se também nesta mesma viagem, na Igreja Our Lady of Pompeii.

Em novembro de 2018 fez uma turnê pela Europa. Em Frankfurt, Alemanha, cantou com outros dois coros que divulgam a música brasileira na Alemanha. Em Praga, República Tcheca, participou do On Stage in Prague, projeto da Interkultur, juntamente com outros coros de outras cidades da Europa.

Em seis anos de existência, também se apresentou em vários eventos locais com destaque para a Ordem do Mérito Cultural 2017, no Palácio do Planalto. Em janeiro de 2019, se apresentou no Gramado in Concert, em Gramado, no Rio Grande do Sul; e em setembro de 2019, no 1º Encontro de Coros Nacional em Goiânia, Goiás.

Comentários

Últimas notícias