HOLLYWOOD

GREVE ROTEIRISTAS HOLLYWOOD: Entenda o motivo da paralisação dos roteiristas

Nesta terça-feira (2), milhares de roteiristas que trabalham com os roteiros de cinema e televisão de Hollywood vão parar

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 02/05/2023 às 11:09 | Atualizado em 02/05/2023 às 11:20
Notícia
X

Por que os roteiristas de Hollywood estão de greve? Nesta terça-feira (2), milhares de profissionais que trabalham com os roteiros de cinema e televisão de Hollywood vão parar. O anúncio foi feito pelo sindicato da categoria.

A greve significa que os programas noturnos de entrevistas podem ser paralisados de maneira imediata. As séries de TV e os filmes programados para estrear no fim do ano e nos meses posteriores podem sofrer grandes atrasos.

O sindicato dos roteiristas, Writers Guild of America (WGA), anunciou no Twitter que os membros da diretoria votaram de forma unânime a favor da greve. Nessa matéria, você confere:

  • ENTENDA E GREVE DOS ROTEIRISTAS DE HOLLYWOOD
  • O QUE OS ROTEIRISTAS DE HOLLYWOOD PEDEM?
  • O QUE DIZEM OS ESTÚDIOS SOBRE A GREVE EM HOLLYWOOD

ENTENDA A GREVE DO ROTEIRISTAS DE HOLLYWOOD

A greve dos roteiristas está ocorrendo depois as negociações sobre salários e outras condições terminarem sem um acordo. As respostas dos estúdios às exigências da categoria foram "insuficientes, dada a crise existencial que os roteiristas estão enfrentando", afirmou o sindicato.

CHRIS DELMAS/AFP
Imagens do protestos de roteiristas de Hollywood em 2007 - CHRIS DELMAS/AFP

O anúncio aconteceu depois que a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP, na sigla em inglês), que representa empresas como Disney ou Netflix, afirmou em um comunicado que as negociações "terminaram sem um acordo".

Na última vez que houve um conflito sindical deste tipo em Hollywood, em 2007, os roteiristas paralisaram suas atividades por 100 dias, o que custou à indústria do entretenimento de Los Angeles quase 2 bilhões de dólares (equivalente a 3,54 bilhões de reais na cotação da época).

O QUE OS ROTEIRISTAS DE HOLLYWOOD PEDEM?

Desta vez, os roteiristas exigem salários mais altos e uma participação maior nos lucros do 'streaming', isto é, na distribuição de conteúdo por demanda através da internet.

O sindicato WGA acusou os estúdios de tentar fazer com que os roteiristas sejam tratados "por completo como contratados independentes".

CHRIS DELMAS/AFP
Imagens do protestos de roteiristas de Hollywood em 2007 - CHRIS DELMAS/AFP

A AMPTP afirmou que ofereceu uma "proposta de pacote integral", com pagamentos maiores, mas que não está disposta a melhorar a proposta "devido à magnitude de outras propostas que estão sobre a mesa, nas quais o continua insistindo".

Os roteiristas dizem que está difícil ganhar a vida com seu trabalho, com salários defasados ou mesmo em queda devido à inflação, enquanto seus empregadores obtêm lucros e aumentam os salários de seus executivos.

O QUE DIZEM OS ESTÚDIOS SOBRE A GREVE EM HOLLYWOOD

Os estúdios argumentaram que estão "dispostos a iniciar em discussões com o WGA em um esforço para acabar com o impasse".

Mas a indústria teme um efeito dominó. Outros sindicatos de Hollywood expressaram solidariedade aos roteiristas, como o SAG-AFTRA dos atores e o DGA (diretores).

"Tudo mudo com as plataformas de streaming e todos devem ser compensados por seu trabalho", declarou na segunda-feira a atriz Amanda Seyfried à revista Variety.

Tags

Autor