ARTES VISUAIS

Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, inaugura duas exposições; saiba quando visitar

"Tudo Parece Derreter", do pintor Ramonn Vieitez, e "Giros Sankofa: Ancestralidades Cruzadas", da dupla de artistas Ömö Ribeiro e Georgina Santos, foram selecionadas para ocupação através de edital da Adepe

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 03/05/2023 às 15:22 | Atualizado em 03/05/2023 às 15:22
DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÕES Mercado Eufrásio Barbosa recebe mostras de Ramonn Vieitez e da dupla Ömö Ribeiro e Georgina Santos - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, localizado em Olinda, volta a ter suas salas de exposição ocupadas a partir desta quinta-feira (4). A Galeria 1 do espaço receberá a mostra "Tudo Parece Derreter", do pintor Ramonn Vieitez. Já a dupla de artistas Ömö Ribeiro e Georgina Santos exibe "Giros Sankofa: Ancestralidades Cruzadas" na Galeria 2.

A abertura das exibições está marcada para às 19h. Já o horário de visitação é das 9h às 17h, de terça a domingo, com entrada gratuita.

As mostras foram selecionadas para a ocupação através de edital de chamamento público e de curadoria realizados pela Diretoria-Geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), do Governo de Pernambuco.

'Tudo Parece Derreter'

DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO Obra da mostra 'Tudo Parece Derreter', de Ramonn Vieitez - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO 'Tudo mudou no absoluto silencio', obra da mostra 'Tudo Parece Derreter', de Ramonn Vieitez - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO 'Estrada Vermelha', obra da mostra 'Tudo Parece Derreter', de Ramonn Vieitez - DIVULGAÇÃO

Ramonn Vieitez apresenta uma seleção de 16 telas em óleo sobre tela, feitas a partir de 2022, até o início deste ano. Em "Tudo Parece Derreter", o artista caminha entre a figuração e o abstrato em busca de compreender e dialogar sobre questões identitárias.

Ao trazer à tona essas questões, ele provoca reflexões sobre temas essenciais para a construção de uma sociedade que, cada vez mais, mergulha na sensação de não pertencimento, estando repleta de conflitos internos onde tudo parece derreter. Para tanto, explora formas idealizadas da natureza, imagens e volumes oníricos, contraste entre cores.

Vieitez é natural do Recife e já participou de exposições individuais em galerias de arte de Pernambuco, do Rio de Janeiro e da Espanha. Sua obra é reconhecida por investigar temas de identidade, memória e natureza. É caracterizado por pinturas vibrantes e por uma luz que transmite uma sensação de energia e movimento, mas também por uma atmosfera melancólica e que inspira um senso de possibilidade, mistério e beleza poética, criando imagens de sonho encharcadas em uma aura enigmática.

'Giros Sankofa: Ancestralidades Cruzadas'

DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO Obras da mostra Giros Sankofa: Ancestralidades Cruzadas', da dupla Ömö Ribeiro e Georgina Santos - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO Obras da mostra Giros Sankofa: Ancestralidades Cruzadas', da dupla Ömö Ribeiro e Georgina Santos - DIVULGAÇÃO

Já os artistas Ömö Ribeiro e Georgina Santos apresentam o projeto Giros Sankofa: Ancestralidades Cruzadas, em que misturam linguagens artísticas a fim de experimentar trocas de saberes, afetos e memórias. A exposição é inspirada na história de Seu Zezinho, um senhor que viveu em Itapissuma, na Zona da Marta Norte de Pernambuco, e foi sapateiro, pescador, canoeiro, costureiro e artesão de máscaras carnavalescas.

Para essa exposição, o fazer artístico de Seu Zezinho mobilizou os artistas na criação de quatro máscaras, quatro vídeoartes e textos poético-descritivos em formato de contos.

Georgina Santos da Silva é arte-educadora, artista visual e fundadora da Sadva Cultural Production (Madri-ES), empresa de gestão de carreiras que representa outros artistas da América do Sul e da Espanha. Ömö Ribeiro é artista plástico formado pela UFPE e grafiteiro (muralista) autodidata. Ambos acumulam projetos arte-educativos e exposições no Brasil e na Europa.

SERVIÇO
Exposições Tudo Parece Derreter e Giros Sankofa: Ancestralidades Cruzadas
Visitação: das 9h às 17h, de terça a domingo, até de 30 de julho
Onde: Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro, Varadouro)
Quanto: Gratuito

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias