PROGRAMAÇÃO

Semana dos Museus agita a agenda cultural do Recife; veja atividades em museus

Museus como Paço do Frevo, Caixa Cultural, Cais do Sertão e MEPE participam da programação da 31ª Semana Nacional de Museus, com o tema 'Museus, sustentabilidade e bem-estar'

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 15/05/2023 às 16:17 | Atualizado em 16/05/2023 às 13:19
DIVULGAÇÃO
Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização do frevo - FOTO: DIVULGAÇÃO

A Semana Nacional de Museus, evento anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que reúne instituições de todo o país, chega a sua 31ª edição com o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar". Para celebrar, equipamentos do Recife realizam programações especiais até o domingo (21).

Nessa matéria você confere as atividades dos seguintes museus: Paço do Frevo, Caixa Cultural, Cais do Sertão, Museu do Estado de Pernambuco, Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), Museu da Cidade do Recife e Murillo La Greca.

Paço do Frevo

Localizado no Bairro do Recife, o Paço do Frevo participa da programação entre a terça-feira (16) e domingo (21), com shows visitas mediadas, aulas de Frevo, oficina e culmina com o primeiro concerto da Orquestra Criança Cidadã (OCC) no Paço.

DIVULGAÇÃO
PATRIMÔNIO Paço do Frevo atualizou sua exposição de longa duração com a mostra 'Frevo Vivo' - DIVULGAÇÃO
HUGO MUNIZ/DIVULGAÇÃO
Paço do Frevo, no Bairro do Recife - HUGO MUNIZ/DIVULGAÇÃO

A agenda começa com visitas mediadas à exposição "Frevo Vivo" e à "Ocupação Lia de Itamaracá", com temas como sustentabilidade e ecologia social, provocando os visitantes a pensarem as comunidades como força de existência e resistência da cultura popular. As visitas ocorrem na terça (16), dia em que o acesso ao museu é gratuito, e também no sábado (20) e domingo (21), com entrada a R$ 10 inteira e R$ 5 (meia).

Na terça (16) também será dia de oficinas de frevo com o músico, percussionista e arte-educador Márcio Rastaman apresentando algumas das principais características musicais do Frevo e experimentando elementos rítmicos e melódicos do gênero.

Já na quinta (18), haverá aula aberta de Frevo Fit, atividade que utiliza o ritmo para mexer corpo e mente de uma forma divertida e diferente, com o professor e passista Júnior Lopes.

A sexta (19) traz a Hora do Frevo do mês de maio, desta vez com o músico instrumentista Bruno Nascimento, ao meio-dia, apresentando um repertório de Frevo e Choro executado no violão de 7 cordas e acompanhado por flauta, cavaquinho e pandeiro. O acesso é gratuito.

O fim de semana chega com a oficina "Construindo FRRRevo (Reduzir-Reutilizar-Reciclar)", para confeccionar instrumentos de Frevo com materiais reutilizáveis, no sábado (20) e domingo (21). Sábado haverá roda de capoeira com as crianças da Comunidade do Pilar. E, no domingo, para encerrar a Semana Nacional dos Museus, acontece a apresentação da Orquestra Criança Cidadã.

O domingo (21), às 17h, será marcado pelo concerto da Orquestra Criança Cidadã, nas vésperas da primeira oportunidade que os músicos do projeto terão de tocar no Oriente Médio, em concerto marcado para dia 28 de maio.

Caixa Cultural

DIVULGAÇÃO
Caixa Cultural Recife, localizada no Bairro do Recife - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Caixa Cultural Recife, localizada no Bairro do Recife - DIVULGAÇÃO

Para celebrar seus 11 anos de atividades, a Caixa Cultural recebe o público para uma ação especial, na terça (16) e quinta-feira (19) de maio, às 14h. A mediação comemorativa "CAIXA Cultural Recife – 11 Anos" irá conduzir os visitantes por uma imersão no espaço, com música e teatro, histórias sobre a instituição, seu edifício histórico, e o Bairro do Recife, até os dias atuais.

No dia 17 de maio, às 18h, ocorre o encontro on-line "A Arte e seus reúsos", sobre a importância do uso consciente de materiais e as possibilidades de reaproveitamento para a criação artística. E nos dias 18 e 20, às 14h, a oficina presencial "Introdução à pintura com geotintas" apresenta, de forma teórica e prática, os princípios da utilização de pigmentos provenientes da terra.

Para o público interessado em teatro, no dia 24, às 14h, acontece a oficina "Jogos teatrais e descobertas" destinada a atores e não atores. Por meio do jogo improvisacional, os participantes poderão treinar sua capacidade de criar cenas sobre a própria vida, utilizando diversos recursos expressivos como som, palavra, imagens e expressão corporal.

Cais do Sertão

MATHEUS RIBEIRO / SETUR/PE
Cais do Sertão, no Bairro do Recife - MATHEUS RIBEIRO / SETUR/PE
Francisco Andrade
Cais do Sertão, no Bairro do Recife - Francisco Andrade
DIVULGAÇÃO
Cais do Sertão, no Bairro do Recife - DIVULGAÇÃO

Já na terça-feira, o Cais do Sertão realiza a atividade "Sanfona do Povo", o evento está agendado para acontecer a partir das 14h e tem duração de 45 minutos. O músico-educador Arthur Fernandes propõe uma vivência lúdica, teórica e prática sobre a história cultural da sanfona no Brasil. Expondo os vários modelos e sons que elas podem emitir. A vivência é desenvolvida de forma intuitiva e espontânea. Onde o visitante é convidado a explorar as várias possibilidades de sons do instrumento.

Na sexta-feira (19), das 13h30 às 15h30, acontece a oficina de produção de ganzás com material reciclado. O fotógrafo, arte-educador e músico Yuri Lemos propõe a produção conjunta de ganzás a partir de materiais reciclados e uma atividade percussiva prática a partir dos instrumentos criados. Podem participar da atividade, crianças a partir de 8 anos.

O ganzá é um instrumento percussivo da família dos chocalhos que se encaixa na nossa cultura popular em diversos gêneros musicais, sendo um ótimo instrumento para introdução do indivíduo ao ritmo e, respectivamente, uma ótima introdução das pessoas na música.

Museu do Estado de Pernambuco

Felipe Souto Maior/Secult PE-Fundarpe

MEPE - Museu do Estado de Pernambuco - Felipe Souto Maior/Secult PE-Fundarpe

O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), na Zona Norte do Recife, realiza na terça-feira (16) o seminário "Patrimônio, Etnicidade e Cosmoviões Indígenas", com mediação de Alexandre Gomes e participação de Xicê Fulni-ô, Elisa Pankararu, Ronaldo Kapinawá e Kadu Tapuya.

Na quarta-feira (17), será a vez da palestra "Reflexões sobre as Práticas Humanas no Planeta Terra e Movimentos de Criação e Transformação", de Andréa Tesi.

Na quinta-feira (18), às 14h, será a vez da palestra "Arqueoturismo Subaqurático como ferramenta para o bem estar e inclusão social: o exemplo do Vapor Pirapama em Pernambuco".

Na sexta-feira (19), será realizado um encontro de "Vivência de Ginástica LIAN GONG - Exercício terapêutico que une medicina chinesa e medicina ocidental", com a instrutora Fátima Soares. As inscrições para as atividades são gratuitas, com vagas limitadas.

Espaço Ciência

CRISTIANO REGIS

Espaço Ciência, no Grande Recife - CRISTIANO REGIS

O Espaço Ciência, promove, a partir de terça (16), uma série de atividades voltadas ao público em geral, com o objetivo de aproximar as pessoas do museu e estimular a adoção de uma vida mais saudável.

Dentre essas ações, está a realização do seminário "Patrimônios Naturais: História, biodiversidade e identidade", na quinta (18), às 9h, noo hall do prédio administrativo; e a "Corrida Atômica", no domingo (21), das 7h às 20h.

MAMAM

Reprodução/MAMAM

MAMAM no Recife - Reprodução/MAMAM

O MAMAM, no Centro do recife, realiza as seguintes atividades:

Quarta-feira (17) - Estreia da exposição "Respiro", com obras do acervo do museu, que ficará em cartaz até 18 de junho, no Aquário Oiticica.

Quinta-feira (18) - De Frente com o Educativo: Ação educativa vai oferecer mediação na exposição "Cidade da Ressaca", buscando refletir sobre as possibilidades do espaço museal. Das 15h às 17h.

Sexta-feira (19) - Cineclube em parceria com a EREM Luiz Delgado. Das 9h30 às 11h30

Sábado (20) - Oficina Cri(a)sons: experimentos para confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. Para crianças de 6 a 10 anos. Das 10h às 12h.

Oficina Fuxicaria no MAMAM: oficina de reaproveitamento de tecidos com fuxicos. Das 14h às 15h30.

Visitação de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso gratuito.

Museu da Cidade do Recife,

ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO

CAPITAL Museu da Cidade do Recife é constituído por um significativo conjunto iconográfico proveniente de vários arquivos municipais - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO

O Museu da Cidade, que fica no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, realiza as seguintes atividades:

Dias 16 a 21 – O que é colecionismo?: visitas guiadas para grupos escolares, para promover a reflexão sobre a arte de colecionar e sua relação com os acervos dos museus e espaços expositivos formais.

Dia 18 - Bandeiras sempre no alto: hasteamento da bandeira, ao som do hino da cidade. Às 10h.

Visitação de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso gratuito.

Murillo La Greca

ELIZABETH LEAL/SPA DAS ARTES RECIFE

Museu Murillo La Greca - ELIZABETH LEAL/SPA DAS ARTES RECIFE

O Murillo La Greca, no Parnamirim, terá oficinas e visita guiada. Confira:

Sexta-feira (19) - Oficina de pintura com ecotinta, com J.Melo, em parceria com o Museu de Arte Popular. Das 14h às 16h.

Sábado (20) - Oficina Criaturas do Capibaribe, de leitura e confecção de fantasias/mantos de criaturas, a partir de materiais recicláveis. Para crianças de 4 a 11 anos.

Visita guiada pela exposição "Não Reagente", com a artista Priscila Buhr. Das 14h às 15h30.

Bate-papo "Onde está a mãe artista?", conversa com Priscila Buhr, Kalor Pacheco, Laura Melo e Luiza Lira. Das 15h30 às 16h30.

Funcionamento de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. Acesso gratuito.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias