LÉO LINS

FÁBIO PORCHAT defende LEO LINS após retirada de show pela Justiça; entenda

Humorista Leo Lins precisou retirar o especial "Perturbador" de plataformas digitais; Fábio Porchat criticou decisão

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 17/05/2023 às 11:59 | Atualizado em 17/05/2023 às 13:49
Notícia
X

O comediante Léo Lins foi alvo de uma nova ação da Justiça na tarde da última terça-feira (16), quando precisou retirar o especial "Perturbador" de plataformas digitais, por determinação judicial após pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

O órgão entrou com a ação por considerar que o show de humor tem piadas preconceituosas.

Leo Lins está em turnê com o mesmo show que foi derrubado da internet. Ele foi notificado sobre a decisão no último sábado (13). O artista tinha até 72 horas para retirar o especial das redes sociais e acatou o pedido às 15h da última terça, no limite do prazo dado pela Justiça.

FABIO PORCHAT DEFENDE LEO LINS

"Isso aqui é uma vergonha! Inaceitável!", escreveu Fábio Porchat, também comediante e apresentador, ao compartilhar notícia sobre decisão.

Mais tarde, após a sua publicação surpreender muitos seguidores, Porchat voltou a fazer um texto sobre a sua opinião de discordância sobre a decisão da justiça.

"Não gosta de uma piada? Não consuma essa piada. Se a piada não incitou o ódio e a violência ela é só uma piada. Tem piada de todos os tipos, de pum e de trocadilho, ácida e bobinha. Tem piada de mau gosto? Tem também. Tem piada agressiva? Opa. Mas aí é só não assistir. Quem foi lá assistir ao
@LeoLins adorou. Riram muito", escreveu.

"Dentro da lei pode-se fazer piada com tudo tudo tudo. Não gostar de uma piada não te dá o direito de impedir ela de existir. Ainda mais previamente. Impedir o comediante de pensar uma piada é loucura. Mesmo que você não goste desse comediante, mesmo que você despreze tudo o que ele diz, ele tem o direito de dizer. Ele tem o direito de ofender. Não existe censura do bem", continuou.

 Se cada pessoa que se ofender com uma piada resolver tirar ela do ar não sobra um Joãozinho, um papagaio, um argentino. Pra mim democracia não é um regime pra você defender as suas ideias, mas pra quem você não concorda poder defender as delas. Não confundam “não gosto dele” com “ele não pode falar”. Não entrem nessa conversa com a emoção, entrem com a razão.

LÉO LINS PIADA

Reprodução/Instagram
Leo Lins posta foto algemado e amordaçado após demissão do SBT - Reprodução/Instagram
LEO LINS VIA FACEBOOK
Demissão de Leo Lins foi confirmada pelo SBT - LEO LINS VIA FACEBOOK

Na decisão judicial, Leo Lins também ficou proibido de publicar nas redes sociais novos conteúdos que possam ser considerados ofensivos ou manter disponíveis vídeos e publicações com "conteúdo depreciativo ou humilhante".

De acordo com o humorista, embora esteja proibido de veicular o stand-up na internet, os shows presenciais continuam liberados. Segundo a agente do comediante, há sessões previstas para os próximos meses nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Segundo o comediante, o show ficou cerca de 200 dias no ar até ser retirado de circulação. Nas redes sociais, ele disse ter sofrido censura.

Tags

Autor