LINHA DIRETA: Conheça o CASO HENRY e saiba por que Justiça tentou impedir exibição do programa
Programa Linha Direta, da TV Globo, exibirá nesta quinta-feira (18) o controverso episódio sobre o Caso Henry, criança assassinada no Rio de Janeiro; confira o horário
O programa Linha Direta, da TV Globo, sequer completou um mês no ar e já vem causando controvérsia. Nesta semana, a Justiça do Rio de Janeiro tentou impedir a exibição de um episódio sobre o Caso Henry, sobre uma criança assassinada em em 2021.
Na última quarta-feira (17), no entanto, foi noticiado que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, liberou a exibição do programa, que vai ao ar nesta quinta-feira (18), a partir das 23h. Nesta matéria, você confere o tema:
- Linha Direta Caso Henry
- Linha Direta 2023
- Linha Direta Hoje
- Horário Linha Direta
- Linha Direta Globo
LINHA DIRETA: CASO HENRY
Mas, afinal, sobre o que é o Caso Henry? A história diz respeito sobre o assassinato do menino Henry Borel Medeiros, aos quatro anos de idade, em 2021, no Rio de Janeiro.
A criança foi assassinada no apartamento onde morava a mãe Monique Medeiros e o padrasto, o médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, mais conhecido como Dr. Jairinho (sem partido) filho do ex-deputado estadual Coronel Jairo.
O caso gerou grande repercussão no Brasil e gerou pesquisas na internet em quase 40 países, de acordo com levamento feito pela Veja em 2021.
Em março de 2021, a criança foi encontrada morta em seu quarto e levada para um hospital pela mãe,
a professora Monique Medeiros da Costa e Silva, e o seu namorado, o vereador Jairo Souza Santos Junior, conhecido como Dr. Jairinho.
A polícia começou a investigar o caso a fim de saber se Henry morreu por acidente ou se ele foi vítima de violência, já que o laudo do IML apontou lesões graves no corpo da criança.
Os peritos acreditam na hipótese de agressão, já que ele sofreu hemorragia interna e laceração hepática provocada por ação contundente.
LINHA DIRETA: POR QUE EXIBIÇÃO DO CASO HENRY FOI PROIBIDO PELA JUSTIÇA?
As investigações chegaram até o próprio casal e, atualmente, o caso ainda está na Justiça. Com o argumento de que a exibição poderia influenciar no andamento do processo, a Justiça do Rio de Janeiro tentou impedir que a TV Globo de exibisse o episódio do "Linha Direta" sobre o caso.
A proibição foi decorrente de uma liminar expedida a pedido da defesa de Jairinho, acusado da morte do menino. De acordo com Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o requerimento foi entregue pela advogada Flávia Fróes.
Ela alega que "o processo ainda pende de julgamento e a exibição em canal aberto e por emissora de grande alcance não parece servir aos propósitos informativos que possam ser alegados". Com a liberação do STF, contudo, o episódio irá ao ar.
LINHA DIRETA CASO HENRY: De que horas será a exibição?
O Linha Direta, da Globo, começa às 23h, horário de Brasília. O programa tem início após o Cine Holliúdy, de acordo com a programação da emissora.
Com Pedro Bial, a versão repaginada traz inovações tecnológicas, com a apresentação de laudos de perícia em 3D e a inclusão de imagens de vídeos de câmeras de segurança e captadas por celular, que auxiliam no entendimento da cronologia dos fatos.
A cada programa, temáticas são abordadas através dos casos mostrados, entre elas: feminicídio, violência contra crianças, racismo, LGBTfobia, golpes virtuais, com o viés da prestação de serviço, provocando a reflexão sobre esses assuntos.
Até o momento, o Linha Direta já exibiu histórias como o Caso Eloá e o Caso Queimados.