LINHA DIRETA HOJE: Saiba o que aconteceu com a mãe de Henry Borel e como está Monique Medeiros hoje
O programa Linha Direta, da TV Globo, reconstitui nesta quinta-feira (18) um dos casos mais marcantes dos últimos anos: a morte do menino Henry Borel
O programa Linha Direta, da TV Globo, reconstitui nesta quinta-feira (18) um dos casos mais marcantes dos últimos anos: a morte do menino Henry Borel. O programa tem início às 23h, horário de Brasília.
A nova versão de Linha Direta conta com inovações tecnológicas, apresentação de laudos de perícia em 3D e a inclusão de imagens de vídeos de câmeras de segurança e captadas por celular. Cada episódio do programa trará diferentes temáticas relevantes, abordadas através dos casos mostrados.
O apresentador do Linha Direta, Pedro Bial, vai conversar com Leniel Borel, pai de Henry, que relata sua luta por justiça. Especialistas e profissionais ligados diretamente ao caso Henry Borel também dão seus depoimentos.
3 CASOS MAIS FAMOSOS DO PROGRAMA LINHA DIRETA
O QUE ACONTECEU COM HENRY BOREL?
Em março de 2021, Henry Borel, de 4 anos, foi morto no apartamento em que vivia com o padrasto, o médico e ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, e com a mãe, Monique Medeiros da Costa e Silva na Barra da Tijuca, Zona Oeste, do Rio de Janeiro.
O menino chegou sem vida a um hospital particular, levado pela mãe e pelo padrasto, com lesões no crânio, ferimentos internos e hematomas. Exames apontaram 23 lesões no corpo de Henry Borel.
QUEM MATOU HENRY BOREL?
Dr. Jairinho e Monique são réus no processo que apura a morte de Henry Borel.
Para a 2ª Promotoria de Justiça, entre as 23h30 do dia 07 de março de 2021 e as 03h30 do dia 08 de março de 2021, Dr. Jairinho, mediante ação contundente exercida contra Henry Borel, causou-lhe lesões graves que ocasionaram a morte da criança.
De acordo com a denúncia, Monique, por sua vez, omitiu-se de sua responsabilidade legal, concorrendo para a consumação do crime de homicídio de seu filho, uma vez que, sendo conhecedora das agressões que Henry Borel sofria, e estando presente no local dos fatos, nada fez para evitá-las.
Ainda de acordo com a peça processual, o crime foi cometido por motive torpe, uma vez que Jairinho alegrava-se com a dor e desespero de Henry Borel, enquanto Monique anuiu aos episódios de violência em prol de seu benefício financeiro, alcançado pela união com o ex-vereador, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, e com o emprego de meio cruel, tendo a vítima sofrido intenso sofrimento físico.
O documento também indica que houve crime de tortura, após a babá da vítima confirmar que o menino se queixou de dores após passar algum tempo sozinho com o denunciado, tendo a informação sido repassada a Monique, e de coação, pois os denunciados induziram funcionárias da residência a prestarem informações falsas em depoimento à autoridade policial.
O QUE ACONTECEU COM A MÃE DE HENRY BOREL E DR. JAIRINHO?
Em novembro de 2022, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro decidiu que Dr. Jairinho e Monique Medeiros irão a júri popular sob acusação de terem matado o menino Henry Borel. O julgamento ainda não foi marcado.
Monique deixou a cadeia em 29 de agosto de 2022 após um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça, e responde ao processo em liberdade. Ela estava presa no Instituto Penal Santo Expedito, em Bangu, no Rio de Janeiro.
Dr. Jairinho está preso preventivamente no presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8, na zona oeste do Rio.
Monique e Dr. Jairinho negam o crime. O ex-vereador alega que Henry Borel se lesionou sozinho enquanto dormia em seu quarto. De início, a mãe sustentou a mesma versão, mas depois sua defesa passou a alegar que ela também foi vítima de Jairinho, de quem sofreria abusos.