SÃO JOÃO 2023

Dorgival Dantas se posiciona sobre polêmica de Flávio José: 'Precisamos colocar o Nordeste onde ele merece estar'

'Os grandes que estão entre nós muitas vezes estão tendo que arranjar até uma discussão', disse o cantor, em menção ao recente caso de Flávio José no São João de Caruaru

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 05/06/2023 às 16:26 | Atualizado em 05/06/2023 às 16:48
Notícia
X

O cantor Dorgival Dantas usou o espaço no São João de Caruaru, em Pernambuco, para comentar - sem citar nomes - do recente caso envolvendo Flávio José na programação junina de Campina Grande (PB).

Na última sexta-feira (2), José disse, durante o seu show, que a apresentação foi reduzida para estender o show de Gusttavo Lima, grande nome do sertanejo. "Infelizmente, são essas coisas que os artistas da música nordestina sofrem. 'Precisa cantar 1h30 não, uma hora tá bom'. Vamos nos virar nos 30 para ver se a gente atende vocês".

A Prefeitura do município se posicionou no domingo (4), informando que quem controla a organização dos shows é a empresa que venceu a licitação para realizar a festa. A Arte Produções, por sua vez, apontou para um erro no cronograma técnico, "a fim de cumprir com pontualidade o horário de encerramento geral do evento".

Dorgival Dantas pede 'respeito ao forró'

Dorgival Dantas foi a terceira atração a subir no palco principal de Caruaru no domingo. "Você que é nordestino: faça pelo forró, faça pelo sanfoneiro, pelo zabumbeiro e pelo triangulista. Faça pelos grandes que estão entre nós e que muitas vezes estão tendo que arranjar até uma discussão, de vez em quando, para defender o forró", disse. Assista:

"Numa hora dessa, tem um monte de sanfoneiro aí em casa, doido para fazer a feira e não tem onde tocar. Você que é nordestino, não diga só no Instagram, na rede social, na frente de uma câmera e um microfone. Você que é Nordestino de coração, precisa elogiar, engrandecer os grandes do seu estado, para colocar o Nordeste onde ele merece estar a todo momento."

O cantor encerrou o discurso ressaltando que não é contra a "abertura de portas" para outros gêneros musicais. "Mas eu adoraria que lá fora abrissem as portas para a gente chegar e apresentar o nosso forró. O forró precisa realmente de um sanfoneiro que conheça o ritmo. Se a gente não fizer isso por nós mesmos, talvez ninguém faça. Você que defende a nossa cultura. Não fale apenas, faça", encerrou.

Flávio José no São João de Campina Grande

A fala de Flavio José, na sexta-feira, gerou uma grande repercussão nas redes sociais, já que o espaço que o sertanejo vem ocupando nas festas populares do Nordeste há tempos é alvo de controvérsia. 

"Flávio José é um fenômeno! Contribuiu expressivamente para o fortalecimento da cultura nordestina. Hoje, no São João de Campina Grande, o diminuíram e desrespeitaram. Ele só pôde cantar 1h, porque quiseram aumentar o tempo de show de Gusttavo Lima. Uma covardia! Isso não se faz", disse uma internauta do Twitter.

"Temos que lamentar e repudiar o que fizeram com um dos maiores cantores de forró do Brasil, Flávio José em Campina Grande. Já fizeram isso com as nossas músicas e danças, agora querem retirar as nossas raizes dos nossos palcos. Gusttavo Lima não acrescenta à nossa cultura", acrescentou Frei Lorrane, religioso da Bahia.

"Uma safadeza com o grande Flavio José! Não apaguem os artistas que acendem historicamente a fogueira das mais importantes festas do Nordeste do Brasil!", disse Xico Sá.

"Vejam como “a maior festa junina da PB”, trata um dos maiores artista da nossa música. É grave, muito grave. Percebam a expressão de decepção, contrariedade no rosto do Flávio José. Eu repudio e me solidarizo com o grande artista Flávio José", disse o ator Nanego Lira.

Tags

Autor