SIMPATIAS PARA O DIA DE SANTO ANTÔNIO: Veja onde o dia 13 de junho é feriado do santo casamenteiro; Confira oração para Santo Antônio
Dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Saiba mais sobre a data
Nesta terça-feira (13) comemora-se o dia de um dos santos mais importantes do catolicismo brasileiro, o Dia de Santo Antônio.
Muitos querem saber mais sobre a data e sobre o feriado. No entanto, o feriado acontece apenas em alguns municípios.
Confira, nesta matéria, os locais que o feriado do Dia de Santo Antônio entram em vigor e a importância do Santo para o catolicismo brasileiro.
SIMPATIAS DE SANTO ANTÔNIO para ARRUMAR UM AMOR
No Dia de Santo Antônio, muitos devotos realizam celebrações em sua honra, participam de missas, novenas e procissões. É também uma ocasião em que são feitas diversas simpatias e tradições relacionadas ao casamento e ao amor, uma vez que Santo Antônio é considerado um intercessor nas questões amorosas.
Uma das tradições mais conhecidas é a de "casar" Santo Antônio, que consiste em colocar uma imagem do santo de cabeça para baixo e só virá-la novamente após o casamento acontecer.
Além disso, há também o costume de distribuir pãezinhos de Santo Antônio, conhecidos como "pãezinhos dos namorados", que são abençoados durante as cerimônias religiosas e dados às pessoas solteiras com a esperança de encontrar um parceiro.
Essas são apenas algumas das tradições e práticas culturais associadas ao Dia de Santo Antônio. A data é celebrada principalmente em países de tradição católica, como Brasil, Portugal, Itália e Espanha, onde o santo é amplamente reverenciado.
ONDE É FERIADO HOJE?
São Paulo: Americana, Adamantina, Apiaí, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Cordeirópolis, Guaratinguetá, Iperó, Itaí, Junqueirópolis, Lins, Macatuba, Martinópolis, Piracicaba, Piracaia, Pirajuí, Pindorama, Rancharia, Osasco, Pradópolis, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Urânia e Vargem;
Rio de Janeiro: Duque de Caxias, Miguel Pereira, Miracema, Nova Iguaçu, Pinheiral, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, Saquarema, Sapucaia, Teresópolis e Volta Redonda;
Mato Grosso do Sul: Campo Grande.
Mato Grosso: Barra do Garças, Nova Monte Verde, Paranaíta, Santo Antônio de Leverger, Sinop e Tabaporã;
Minas Gerais: Abaeté, Araçuaí, Bicas, Bonfim, Campanha, Curvelo, Diamantina, Governador Valadares, Grão-Mogol, Igarapé, Ipanema, Itapajipe, Jacinto, Jacutinga, Juiz de Fora, Mantena, Mateus Leme, Mesquita, Miraí, Ouro Branco, Paracatu, Patos de Minas, Peçanha, Prados, Salinas, Santa Bárbara, Santo Antônio do Monte, São Romão, Sete Lagoas, Teixeiras, Tiros, Unaí e Visconde do Rio Branco;
Paraná: Alto Paraná, Bocaiúva do Sul, Cambé, Dois Vizinhos, Formosa do Oeste, Imbituva, Iporã, Lapa, Manoel Ribas, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Sudoeste e Ubiratã.