LUIZ SCHIAVON

LUIZ SCHIAVON DOENÇA: Músico sofria de DOENÇA AUTOIMUNE há quatro anos

Luiz Schiavon, fundador e tecladista do RPM, morreu aos 64 anos, conforme informado por assessoria; músico tratava de uma doença autoimune havia quatro anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 15/06/2023 às 11:07 | Atualizado em 15/06/2023 às 12:05
Notícia
X

O músico Luiz Schiavon, fundador e tecladista do RPM, morreu aos 64 anos. A informação foi confirmada pela assessoria do RPM nesta quinta-feira (15). O velório e o enterro do músico serão restritos à família.

Schiavon foi responsável por criar a sonoridade do RPM, banda que transformou o pop brasileiro com músicas como "Olhar 43", "Louras Geladas", "Rotações Por Minuto" e "Rádio Pirata", entre tantos outros sucessos que marcaram aos anos 1980. Nesta matéria, você confere:

  • Luiz Schiavon Doença
  • RPM
  • Doença Autoimune

Luiz Schiavon Doença

O músico tratava de uma doença autoimune havia quatro anos. Segundo sua família, ele teve complicações na última cirurgia a que foi submetido. 

"É com pesar que a família comunica o falecimento de Luiz Schiavon. Ele vinha lutando bravamente contra uma doença autoimune há 4 anos mas, infelizmente, ele teve complicações na última cirurgia de tratamento e não resistiu", diz a nota. A nota, no entanto, não informa qual a doença.

"Luiz era, na sua figura pública, maestro, compositor, fundador e tecladista do RPM, mas acima de tudo isso, um bom filho, sobrinho, marido, pai e amigo. Portanto, a família decidiu que a cerimônia de despedida será reservada para familiares e amigos próximos e pede, encarecidamente, que os fãs e a imprensa compreendam e respeitem essa decisão", diz o comunicado. Leia:

 

"Esperamos que lembrem-se dele com a maestria e a energia da sua música, um legado que ele nos deixou de presente e que continuará vivo em nossos corações. Despeçam-se, ouvindo seus acordes, fazendo homenagens nas redes sociais, revistas e jornais, ou simplesmente lembrando dele com carinho, o mesmo carinho que ele sempre teve com todos aqueles que conviveram com ele", segue o comunicado, compartilhado também pelo RPM em seu Instagram.

Luiz Schiavon

Luiz Antônio Schiavon Pereira Iniciou os estudos de piano erudito aos sete anos e se formou no Conservatório Mário de Andrade, em São Paulo em 1977. Ele conheceu Paulo Ricardo no ano seguinte, aos 16 anos, e juntos eles fundariam a banda Aura e, depois, o RPM.

O RPM foi fundado em 1983, após uma passagem de Paulo Ricardo pela Europa. Schiavon já estava bastante influenciado pela música eletrônica, que naquela época vivia um boom diante dos inúmeros instrumentos novos, como sintetizadores e computadores que ampliavam possibilidades musicais.

Schiavon e Paulo Ricardo compuseram as primeiras músicas do RPM, "Olhar 43", "A cruz e a espada" e "Revoluções por minuto". A banda conseguiu um contrato com a Sony e lançou seu primeiro compacto, em 1984, com "Louras geladas" e "Revoluções por minuto", que acabou censurada. A primeira música estourou nas rádios e abriu as portas para o grupo gravar seu primeiro disco.

Schiavon também trabalhou em trilhas sonoras para a TV, como as das novelas "Rei do Gado", "Terra Nostra" e "Esperança", para as quais escreveu canções originais, além de selecionar músicas que fizeram parte das tramas.

De 2004 a 2010, foi diretor musical do programa "Domingão do Faustão", interagindo frequentemente, ao vivo, com o apresentador do programa de auditório.

Tags

Autor