A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta segunda-feira (26), as datas do 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O evento será realizado de 21 a 30 de julho, homenageando o mestre Gonzaga, do Reisado, e o empreendedor Cyro Ferreira da Costa.
"É mais uma ação de valorização de nossa cultura, que ajuda também a gerar emprego e renda pra nossa gente, principalmente no interior do Estado", afirmou a governadora em publicação.
O FIG terá 10 dias de festa. São sete dias a menos que a edição de 2022 - a última realizada pela gestão de Paulo Câmara (PSB), marcando os 30 anos do festival.
Na última semana, o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), informou ao Blog do Carlos Eugênio que o festival seria realizado de 14 a 23 de julho - informação diferente da divulgada pela governadora.
FESTIVAL DE INVERNO DE PERNAMBUCO?
Desde o início de junho, comentários feitos por políticos e jornalistas do Estado apontavam para uma mudança no FIG, que passaria a se chamar "Festival de Inverno de Pernambuco".
Em 2 de junho, o deputado Abimael Santos (PL), que é vice-presidente da comissão de desenvolvimento econômico e turismo da Alepe, informou sobre a ampliação do evento para outros municípios ao blog de Edmar Lyra.
Segundo o político, o festival seria ampliado para outros municípios, a exemplo de Taquaritinga do Norte, que possui um clima frio durante o inverno. Assim, passaria a se chamar Festival de Inverno de Pernambuco.
Na recente entrevista, o prefeito Silvado Albino confirmou o novo formato, mas sem citar maiores detalhes. "Estão esperando terminar os festejos juninos para que a Governadora possa fazer o anúncio do FIG, dentre desse formato que estão desenhando para ser o Festival de Inverno de Pernambuco e colocar Garanhuns dentro do Circuito".
NOVO 'CIRCUITO DO FRIO'?
O Blog Dellas, de Teresinha Nunes, por sua vez, informou que o Festival de Inverno de Pernambuco se estenderia aos municípios de Taquaritinga do Norte e Triunfo, segundo fontes próximas da governadora.
A ideia seria integrar o Festival do Café de Taquaritinga e o Festival do Estudante de Triunfo. Outras cidades podem ser incluídas, como Gravatá com seu festival de gastronomia. Jarbas Vasconcelos realizou uma proposta semelhante em suas administrações: o "Circuito do Frio".
No começo de junho, na ocasião da entrevista de Abimael Santos (PL), o JC obteve uma nota da Secretaria de Turismo (Setur) informando que seria "realizado normalmente". "Estranha-se que se publique qualquer informação que distorça esse fato", diz a nota.
"Ressaltamos a importância do FIG, um dos maiores circuitos do calendário cultural do nosso Estado, patrimônio da cidade e do Agreste de Pernambuco. O festival é um dos maiores e principais eventos de cultura e arte do Brasil, reunindo música, arte, gastronomia e diferentes tipos de manifestações culturais".
Em 19 de junho, o JC entrou em contato com a comunicação da Secult-PE/Fundarpe, pasta que realiza o evento, e não obteve confirmação sobre as mudanças já citadas.