ORGULHO LGBTQIA+

DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQIA+: Hoje é o dia do orgulho LGBTQIA+! Veja obras artísticas que homenageiam a comunidade LGBTQIA+

No mês de junho é celebrado o orgulho LGBTQIA+

Imagem do autor
Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 28/06/2023 às 10:42 | Atualizado em 28/06/2023 às 10:43
Notícia
X

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, também conhecido como Dia do Orgulho Gay, é comemorado anualmente em 28 de junho. A data é uma oportunidade para celebrar a diversidade sexual e de gênero, bem como para promover a igualdade de direitos e combater a discriminação contra a comunidade LGBTQIA+.

O dia tem origem na chamada "Revolta de Stonewall", que ocorreu em 28 de junho de 1969, em Nova York, nos Estados Unidos. Na época, a polícia realizava batidas frequentes em bares frequentados por gays, lésbicas, bissexuais e pessoas transgênero.

A comunidade LGBTQIA+ se revoltou contra essa opressão, resultando em uma série de protestos que duraram vários dias. Esse evento é considerado um marco importante na luta pelos direitos LGBTQIA+.

Desde então, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ se tornou uma data significativa em todo o mundo. As celebrações incluem desfiles, marchas, eventos culturais e atividades de conscientização.

O objetivo principal é promover a aceitação, a igualdade de direitos e a diversidade, bem como combater a discriminação e a violência baseadas na orientação sexual ou identidade de gênero.

O dia 28 de junho serve como um lembrete de que ainda existem desafios a serem enfrentados na busca por direitos e igualdade plena para a comunidade LGBTQIA+.

Governo anuncia iniciativas por direitos de população LGBTQIA+

O governo federal lançou nesta terça-feira (27) um conjunto de iniciativas para promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+. O anúncio ocorreu em cerimônia dedicada a marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a ser celebrado no dia 28 de junho, e realizada no Palácio do Planalto. 

Uma das medidas é o pacto com "10 compromissos para proteção de Direitos das Pessoas LGBTQIA+" firmado entre órgãos federais e empresas de aplicativos de transporte. O pacto prevê campos nos aplicativos para relatar atos de discriminação e protocolos de suporte a vítimas de LGBTfobia, além de campanhas contra conteúdos LGBTfóbicos, incitação à violência e ao discurso de ódio.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, destacou a importância dessa comunidade participar do processo de recuperação do país. 

Para o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência de República (Secom), Paulo Pimenta, é preciso fortalecer a união e compromisso de todos na defesa da população LGBTQIA+

A programação prevê, ainda, a iluminação do Palácio do Planalto com as cores da bandeira LGBTQIA+.

A cerimônia foi articulada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, além da participação de representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, das Mulheres e da Cultura.

Com informações da Agência Brasil

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

27/06/2023 - Brasília - Orgulho LGBTQIA+: Palácio do Planalto é iluminado com cores da bandeira que representa diversidade. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

ARTISTAS QUE HOMENAGEIAM O DIA DO ORGULHO LGBTQIA+

Confira algumas obras musicais de artistas referências para comunidade LGBTQIA+:

  • Lady Gaga - Born This Way

A música "Born This Way" é uma das mais consideradas pela comunidade LGBTQIA+. A obra musical fala sobre a auto aceitação e reconhecimento de que ser quem você mesmo é não é errado. A música busca encorajar o ouvinte a se amar e amar ao próximo sem receio dos comentário alheios.

  • Queen - I Want To Break Free

A música "I Want To Break Free" fala sobre a libertação de padrões e aceitação da própria personalidade. A canção fala sobre uma primeira paixão que precisa ser liberta.

  • Ariana Grande - Break Free

"Break Free" é uma canção que também fala de libertação, da aceitação e desistência de fingir que está dentro dos padrões tradicionais da sociedade. A música também fala da força que o indivíduo alcança ao se libertar das correntes que o impedem de se assumir.

  • Demi Lovato - Really Don't Care

"Really Don't Care" é mais uma música sobre o amor. Demi Lovato, cantora assumida bissexual, compôs todo o videoclipe da canção com pessoas da Parada do Orgulho LGBT de Los Angeles. A estética é repleta de arco-íris, alegria e muito amor.

  • Lulu Santos - Toda Forma de Amor

Após assumir seu namoro com Clebson Teixeira, Lulu Santos recebeu diversas repostas positivas de seus fãs. A partir do apoio recebido, o artista lançou "Toda Forma de Amor" como uma forma de abraçar todos os tipos de relações.

Tags

Autor