EXPOSIÇÃO

Exposição de Fabio Melo no Cais do Sertão integra o 'Circuito Fenearte'; conheça a mostra

Exposição 'Sertão sobre sertão - Narrativas Poéticas e Design Autoral' faz passeio pela trajetória do caruaruense como designer de mobiliário e objetos

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 29/06/2023 às 13:00
KELL FELIX/DIVULGAÇÃO
Fabio Melo faz passeio por sua trajetória em Sertão sobre Sertão - Narrativas Poéticas e Design Autoral', no Cais do Sertão - FOTO: KELL FELIX/DIVULGAÇÃO

Cadeiras, banquetas, mesas, objetos, oratórios e muitas colabs preenchem a expografia de "Sertão sobre Sertão - Narrativas Poéticas e Design Autoral", do designer caruaruense Fabio Melo. A mostra está montada no Museu Cais do Sertão, Bairro do Recife, desta sexta-feira (30) até 5 de agosto, integrando o Circuito Fenearte, espécie de programação paralela que irá ocupar equipamentos culturais do Recife e de Olinda durante a feira de artesanato, realizada no Centro de Convenções de 5 a 16 de julho.

Destaque na última edição Boom Design, da DW Semana do Design de São Paulo, em março deste ano, Fabio Melo estudou no Atelier Blaise Rossetti, em Paris, já foi sócio de agência de publicidade no Recife. Porém, foi em Goiânia (GO), onde vive há 15 anos, que deu uma guinada e decidiu se dedicar ao design de produtos, assinando objetos e peças de mobiliário.

KELL FELIX/DIVULGAÇÃO
Fabio Melo faz passeio por sua trajetória em Sertão sobre Sertão - Narrativas Poéticas e Design Autoral', no Cais do Sertão - KELL FELIX/DIVULGAÇÃO
KELL FELIX/DIVULGAÇÃO
Fabio Melo faz passeio por sua trajetória em Sertão sobre Sertão - Narrativas Poéticas e Design Autoral', no Cais do Sertão - KELL FELIX/DIVULGAÇÃO

Com cerca de 35 peças, a exposição é um passeio pela trajetória de Fabio Melo como designer de mobiliário e objetos, com peças da primeira coleção em faiança brasileira, com centros de mesa, vasos e luminárias. Também estarão expostos alguns exemplares da Coleção Spaguetti, que teve como ponto de partida conceito vernacular, encontrado nas calçadas dos interiores nordestinos, como as "cadeiras macarrão" (com assentos de fio de PVC).

"Na mostra o sertão não vira mar, mas vira design", brinca o artista, em referência ao famoso ditado popular. O designer desenvolveu especialmente para esta mostra em sua terra natal um trabalho voltado para mobiliário com cadeiras e mesas, que pode ser dividida em três atos: "Andanças – Saindo da Caixa", o primeiro; "Vai na Fé - Ajoelhou Tem Que Rezar" e "O Sertão Vai Virar Mar – Navegando no Rio São Francisco". Entre os materiais usados cerâmica, juta, couro e palha, A mostra inédita fica em cartaz no Recife até o dia 5 de agosto.

MATHEUS RIBEIRO / SETUR/PE
Cais do Sertão, no Bairro do Recife - MATHEUS RIBEIRO / SETUR/PE
KELL FELIX/DIVULGAÇÃO
Fabio Melo faz passeio por sua trajetória em Sertão sobre Sertão - Narrativas Poéticas e Design Autoral', no Cais do Sertão - KELL FELIX/DIVULGAÇÃO

Graduado em Desenho Industrial pela UFPE, Fabio Melo estudou no Atelier Blaise Rossetti, em Paris, já foi sócio de agência de publicidade no Recife, mas foi em Goiânia, onde vive há 15 anos, que deu uma guinada e decidiu se dedicar ao design de produtos, assinando objetos e peças de mobiliário. Brincando com as expressões do interior que ouvia na sua infância, Fabio diz que "na mostra o sertão não vira mar, mas vira design".

Assim, o primeiro ato "Andanças – Saindo da Caixa" revela um passeio pelas memórias afetivas do designer. Trata-se de uma caixa de madeira instalada na parte central com o Balanço Aloi: primeira peça de mobiliário criada por ele em 2018.

"Vai na Fé -Ajoelhou Tem Que Rezar", aborda a fé do sertanejo, uma referência ao altar, com Cinco Oratórios "Padim.Padi.Ciço" em colab com vários artesãos. Fechando a mostra, "O Sertão Vai Virar Mar – Navegando no Rio São Francisco", é uma instalação de "casas" com memórias iconográficas, harmonizada com fotografias da série "Sobre o navegar dentro de um barco", registros de autoria dele e de Augusto Tulio durante viagem no Sertão Alagoano".

Entre os lançamentos desta mostra, a Cadeira AVUAR e as LUMINÁRIAS SÃO FRANCISCO, resultado de uma
residência na Ilha do Ferro, onde conheceu o artesão local SR. Caboco, que era um "fazedor de gaiolas" e se descobriu artista a partir da parceria com o design.

CIRCUITO FENEARTE

Com o tema "Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos", a 23ª edição da Fenearte pretende dialogar mais com artes visuais, o design e a gastronomia. De acordo com a gestão, serão cerca de 50 espaços, incluindo galerias, museus e restaurantes.

Durante esse circuito, o Cais do Sertão, no Bairro do Recife, irá abrigar o evento Arte PE, uma feira voltada para a arte contemporâneo. O salão principal do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa estará com a mostra "Tapeçaria Timbi: Bordando as Obras do Mestre J. Borges".

O Recife também terá a Design Week, mais importante feira do segmento no Brasil, que acontece em São Paulo e vai estabelecer uma ponte com Pernambuco com uma ativação no Edifício Pernambuco, no bairro de Santo Antônio.

SERVIÇO
Exposição: "SERTÃO SOBRE SERTÃO - Narrativas Poéticas e Design Autoral"
Onde: Museu Cais do Sertão (Av. Alfredo Lisboa, S/N – Bairro do Recife)
Período: de 30 de junho a 5 de agosto de 2023
Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 16h | Sábados, domingos e feriados das 11h às 17h - Última entrada até 30 min antes do fechamento
Informações: (81) 3182-8267

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias