DANÇA

Novo anfiteatro do Recife recebe circuito de 'breaking' itinerante; saiba mais

Residência artística Práticas Desviantes chega ao Cais da Vila Vintém neste domingo (2), com Circuito Breaking Itinerante, das 8h às 13h

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 30/06/2023 às 16:21
ISABELA LIMA/DIVULGAÇÃO
Circuito Breaking Itinerante ocupa o recém-inaugurado Cais da Vila Vintém, no Recife - FOTO: ISABELA LIMA/DIVULGAÇÃO

O recém-inaugurado anfiteatro Cais da Vila Vintém, espaço público ao ar livre do Recife, localizado entre os bairros da Jaqueira e Casa Forte, em área próxima ao Museu Murillo la Greca e abaixo da Ponte do Vintém, recebe atividade cultural neste domingo (2), das 8h às 13h. Será o encerramento da 4ª edição da residência artística Práticas Desviantes, com o Circuito Breaking Itinerante (CBI).

A iniciativa, realizada pelos projetos Práticas Desviantes e Circuito Breaking Itinerante, conta com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana. "Nosso principal propósito é estimular o uso social e cultural do novo espaço público do Recife através da arte urbana", define Rafael FX, artista, produtor, coordenador e realizador do Circuito Breaking Itinerante.

Este ano, o tema da residência artística foi "Alavanca". Durante o encontro, artistas residentes ministraram oficinas abertas à população local. Iniciado em 2018, o projeto tem a curadoria da artista visual pernambucana Ariana Nuala, além do apoio do Museu Murillo La Greca, no bairro Parnamirim.

ISABELA LIMA/DIVULGAÇÃO

Circuito Breaking Itinerante ocupa o recém-inaugurado Cais da Vila Vintém, no Recife - ISABELA LIMA/DIVULGAÇÃO

"O objetivo foi articular as relações entre arte, população e espaço urbano. A ideia também é de impulsionar a cultura e promover discussões sobre a decolonialidade e o acesso plural à arte na comunidade da Vila Vintém", destaca Lia Letícia, também realizadora do projeto.

O Circuito Breaking Itinerante é um projeto do Grupo Hip Hop Olinda (H2O), produzido por Rafael FX e Liuterry, que estão na linha de frente. Com bboys e bgirls, o campeonato visa a preparação estadual para a disputa das Olimpíadas. O circuito se destaca na cena como a única competição de pontos corridos de Pernambuco.

Na temporada 2022, mais de dez etapas foram realizadas. Em 2023, já comporta competidores dos estados de Alagoas, Paraíba e Natal, além do Distrito Federal.

Fundado em 2020 pelos produtores Liuterry e Rafael FX, o Grupo Hip Hop Olinda (H2O) desenvolve projetos culturais e iniciativas sociais no campo da arte-educação. O grupo realiza atividades como o Manual Breaking Virtual, uma plataforma online de tutoriais do breaking com entrevistas dos artistas do mundo inteiro e publicações de artigos e pesquisas sobre a dança breaking.

Além disso, o Hip Hop Olinda promove, regularmente e gratuitamente, aulas de grafite e danças urbanas para crianças e adolescentes da comunidade do Centro Social Urbano (CSU), no bairro de Rio Doce, em Olinda.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias