A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou, nesta quinta-feira (6), as primeiras atrações do 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que será realizado de 21 a 30 de julho. Entre os nomes confirmados estão: Lenine, Maneva, Isaar e Orquestra Sanfônica Mestre Dominguinhos.
"Eles estarão na noite de abertura do FIG 2023. Acompanhem que nos próximos dias divulgaremos a programação completa", disse Raquel Lyra em publicação nas redes sociais.
Na próxima segunda-feira (10), a Secretaria de Cultura (Secult-PE), por meio da Fundarpe, vai realizar uma coletiva de imprensa no Cine Jardim, do Centro Cultural do Sesc Garanhuns, para dar mais detalhes sobre como será a edição deste ano.
O FIG 2023 vai homenagear o mestre Gonzaga, do Reisado, e o empreendedor Cyro Ferreira da Costa, ambos falecidos. “É mais uma valorização de nossa cultura, que ajuda também a gerar emprego e renda para nossa gente, principalmente no interior do Estado”, disse Raquel Lyra no último dia 26, quando oficializou a data do festival.
Diferente de 2022, o Festival de Inverno de Garanhuns deste ano terá uma programação menor, com uma redução no número de dias, passando de 17 para dez dias de festa.
POLÊMICA
Após o anúncio do calendário do FIG, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), veio a público as redes sociais para fazer um pronunciamento sobre a realização da tradicional festa na cidade. De acordo com o gestor, a Secretaria de Cultura havia acertado uma outra data, que seria de 14 a 23 de julho.
O prefeito repudiou a forma como o Festival de Inverno de Garanhuns estaria sendo tratada pelo Governo Raquel Lyra. “Inclusive, querendo criar um evento com o mesmo nome: Festival de Inverno de Pernambuco. Nada contra os outros municípios, até entendo que é importante fomentar o turismo e a economia de um modo geral com municípios que têm potencialidades”, declarou Sivaldo Albino.
Na semana passada, ao participar da cerimônia de entrega de 101 ônibus escolares, realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o prefeito de Garanhuns afirmou que esse episódio era "página virada", colocando a gestão a disposição para contribuir com a realização do evento.