XUXA

Por onde anda MARLENE MATTOS, ex-empresária 'carrasca' de XUXA?

Xuxa e Marlene Mattos se reencontraram na gravação de documentário sobre a Rainha dos Baixinhos no Globoplay

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 10/07/2023 às 10:46 | Atualizado em 10/07/2023 às 11:06
Notícia
X

O documentário sobre a vida de "Xuxa" chega ao Globoplay na próxima quinta-feira (13), contando a trajetória da Rainha dos Baixinhos com reencontros surpreendentes.

No domingo (9), o Fantástico, da TV Globo, exibiu um trecho polêmico da obra: a conversa de Xuxa com Marlene Mattos, sua empresária durante 19 anos, incluindo o ápice do sucesso entre os anos 1980 e 1990.

 

Após o fim da parceria, Mattos ficou conhecida por ser uma empresária muito dura com a apresentadora.

"Eu acertei muito mais do que errei, sabe? O mundo não é isso que você quer que seja. A gente tem que agir às vezes de forma realística, sabe? Você diz... você era uma marionete na minha mão e eu usava você pra fazer outras pessoas de marionete. E é assim", disse Marlene, no trecho exibido.

Em entrevista a Renata Capucci, Xuxa admitiu que o encontro foi o momento mais dolorido da produção. "Foi porque mexeu numa caixinha que não é que eu não queria mexer, eu tive que passar por isso".

Quem é Marlene Mattos?

TV Globo/Reprodução
Ex-empresária diz que Xuxa gastava muito e que tem a 'consciência tranquila' - TV Globo/Reprodução
Marlene Mattos e Xuxa Meneghel em 1994. Foto: Paulo Jares/VEJA/Dedoc
Marlene Mattos e Xuxa Meneghel em 1994 - Marlene Mattos e Xuxa Meneghel em 1994. Foto: Paulo Jares/VEJA/Dedoc

Marlene Mattos nasceu em São José do Ruibamar, no Maranhão. Aos quatro anos, sua mãe, a costureira Odete Mattos Azevedo, foi tentar a vida no Rio de Janeiro.

Ela ficou com a avó e as duas irmãs no Maranhão. Trabalhava no trailer da família, vendendo bolo, café com leite e peixe frito. Dez anos depois, juntou-se à mãe no Rio.

O início da carreira na Globo foi por acaso. Marlene trabalhava como tesoureira de uma confecção no subúrbio carioca quando um amigo a indicou para uma vaga de datilógrafa na produção do "Sítio do Picapau Amarelo".

Os 20 anos de parceria com Xuxa só serviram para solidificar o talento gerencial de Marlene - uma pessoa que vivia para o trabalho e chegava a passava 14 horas por dia em estúdio.

As duas se conheceram em 1983, quando Marlene trabalhava na TV Manchete e seguiu na Globo, nos programas "Xou da Xuxa", "Xuxa Park" e "Planeta Xuxa". Elas romperam em 2002.

Em 2000, foi promovida a diretora de núcleo, um dos cargos mais altos da emissora. Foi também diretora do Programa Mais Você de Ana Maria Braga.

Briga de Marlene Mattos e Xuxa

Em entrevista à Record, Xuxa admitiu que estava cansada de se sentir controlada. Posteriormente, ela falou sobre ser "roubada, usada e que adquiriu dívidas" no auge do sucesso como apresentadora.

Em janeiro de 2021, Xuxa voltou a falar sobre Marlene, afirmando que se sentia "fantoche" dela. A afirmação fez com que Marlene registrasse uma ocorrência contra a apresentadora por calúnia. O reencontro das duas para o documentário ocorreu no final de 2021.

O que a Marlene Mattos faz hoje?

Marlene Mattos ainda trabalha como empresária. O último projeto de Marlene para a TV foi como diretora do canal fechado E+, onde apostou em nomes como Zilú, Nicole Bahls e Monique Evans.

Em 2016, passou a administrar um hotel fazenda em Sergipe, onde mora uma ursa que possui o mesmo nome da apresentadora loira que ficou famosa sob sua tutela.

"A televisão que está sendo feita aí não me interessa. Não tem nada que me admire. Falta coragem para ousar. Seguir tendências é fácil, mas criar tendências, isso sim é algo que precisa ter coragem", disse Marlene, em 2016.

Qual o patrimônio de Marlene Mattos?

De acordo com matéria da Folha de São Paulo, Marlene Matos era dona de um patrimônio de cerca de US$ 20 milhões até 2003.

Tags

Autor