TELEVISÃO

Novela: Com Mônica Iozzi e Miguel Falabella, nova série da Prime Video brinca com tradições da teledramaturgia brasileira

Comédia produzida pelo Porta dos Fundos terá oito episódios, contando ainda com Herson Capri, Marcello Antony, Suzy Rêgo, Yara de Novaes, Tarcísio Filho e mais

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 27/07/2023 às 17:56
AMAZON PRIME
Monica Iozzi e Miguel Falabella serão rivais na série 'Novela' - FOTO: AMAZON PRIME

"Isso aqui é novela. Tudo pode, basta poder". A frase dita no primeiro episódio da série "Novela" (um dos grandes lançamentos da Prime Video no Brasil neste ano) diz bastante sobre as pretensões da comédia, produzida pelo Porta dos Fundos.

Chegando ao streaming nesta sexta-feira (28), a produção de oito episódios carrega uma certa "pompa" tanto pelo elenco quanto pela temática. É protagonizada por Mônica Iozzi e Miguel Falabella, contando ainda com Herson Capri, Marcello Antony, Suzy Rêgo, Yara de Novaes, Tarcísio Filho e mais.

Como entrega o título assertivo, a série vai explorar o imaginário do gênero televisivo que capturou o gosto dos brasileiros (e latino-americanos no geral) há mais de seis décadas. O JC teve acesso aos dois primeiros capítulos.

A série é ambientada no universo de bastidores de novelas. Isabel (Monica Iozzi) é uma roteirista que dedicou sua vida a alcançar o posto de autora do folhetim das 21h. Quando a oportunidade enfim chega, ela é traída pelo seu mentor, Lauro Valente (Miguel Falabella), que aproveita a chance de emplacar um novo sucesso.

Na estreia, quando Isabel decide enfrentá-lo, acaba entrando magicamente dentro da produção dele, como protagonista. A partir daí, a autora pode interagir com os personagens que gritou, dando pitacos sobre o texto de Valente - personagem que teria a importância de um Walcyr Carrasco na realidade.

INGRID MAOIA
Mônica Iozzi em 'Novela', comédia da Amazon Prime - INGRID MAOIA
INGRID MAOIA
Miguel Falabella em 'Novela', comédia da Amazon Prime - INGRID MAOIA

Por isso, já no final do primeiro capítulo, a série ganha um tom metalinguístico que faz com que seja possível satirizar a nossa própria dramaturgia. Talvez aí esteja o traço mais interessante da produção. Existem citações à Black Mirror (a premissa da série lembra, inclusive, o episódio Joan is Awful da nova temporada da distopia) e à “maior emissora da América Latina”.

"Novela" é uma comédia leve e com um humor mais sutil. Não lembra tanto as produções do Porta dos Fundos para o YouTube, o que não é necessariamente um problema. Contudo, ainda tem muito o que evoluir, podendo ser mais ousada e inteligente. Resta saber se os demais seis capítulos irão valer a pena.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias