MÚSICA

Orquestra e Coro do NEOJIBA, da Bahia, apresentam concerto no Recife nesta terça (8); saiba mais

Jovens músicos, aplaudidos nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo, irão se apresentar sob regência do maestro Eduardo Torres

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 07/08/2023 às 14:44
Notícia
X

A Orquestra e o Coro do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, chegam ao Recife nesta terça-feira (8), com concerto no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h e com entrada gratuita. Os ingressos já podem ser reservados pelo Sympla.

O número integra a "Turnê da Liberdade". Os jovens músicos, que já foram aplaudidos de pé nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo, irão se apresentar sob regência do maestro Eduardo Torres.

A "Turnê da Liberdade" Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, estreou sábado (5), em Aracaju, passa por Maceió (7), Recife, e vai para João Pessoa (9 e 10), Mossoró (12 e 13), Manaus (17 e 18) e Salvador (20), numa grande celebração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.

Música brasileira

EDUARDO TOSTA
Orquestra e o Coro do NEOJIBA - EDUARDO TOSTA

O concerto sinfônico terá obras marcantes de compositores brasileiros contemporâneos, como "É doce morrer no mar", para coro à capela, de Dorival Caymmi e arranjo de Ernst Widmer, "Stamos em pleno Mar", do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves, "Traços Brasilis", do baiano Wellington Gomes, e "Canticum Naturale", do catarinense Edino Krieger, um dos maiores nomes do Brasil na área de composição musical. A peça terá solo da soprano Emyle França.

A apresentação também trará compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvoák, com o "Romance op. 11 para violino e orquestra", e Robert Schumann, com o "Concerto para violino e orquestra em ré menor". As peças de Dvoák e Schumann terão como solistas os spallas (primeiros-violinos) da Orquestra NEOJIBA, Eliel Santana e Isabela Rangel. Para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, o concerto terá intérprete de libras.

Referência nacional e internacional

O NEOJIBA é referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música. Esta será a quarta turnê nacional realizada pelo programa, que já recebeu inúmeros prêmios de reconhecimento pelo trabalho que realiza.

A Orquestra NEOJIBA também acumula críticas elogiosas por onde passa, como a do renomado crítico francês Alain Lompech, que deu cinco estrelas ao concerto na Philharmonie de Paris, realizado em setembro passado, durante a oitava turnê internacional do NEOJIBA.

Lompech escreveu: "Que orquestra! Para a sua terceira visita à Philharmonie, obviamente está totalmente renovada, já que os músicos são adolescentes e jovens adultos que passaram pelos programas de ensino da NEOJIBA, levando a música a locais onde raramente está presente. Seu nível instrumental é o de muitas orquestras profissionais".

No concerto de Recife, o público poderá ver de perto no bis a execução da contagiante "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, que fez com que a Orquestra NEOJIBA ficasse famosa no mundo inteiro. O vídeo viralizou e já tem 6 milhões de visualizações orgânicas apenas no Facebook, sendo um dos vídeos de orquestra mais vistos em todo o mundo.

SERVIÇO
Turnê da Liberdade - Concerto Sinfônico com a Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil do NEOJIBA, sob regência de Eduardo Torres
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Santo Antônio, Recife)
Quando: Dia 8/8 (terça), às 20h
Quanto: Entrada gratuita, com ingressos podem ser reservados pelo Sympla

Tags

Autor