SOM DA CIDADE

Samba de Xico de Assis garante o frege do Recife Antigo todo fim de semana

Restaurante que nasceu voltado aos negócios e networking rende-se ao mais brasileiro dos ritmos e vira pilar cultural do centro histórico da cidade

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/08/2023 às 9:15 | Atualizado em 11/08/2023 às 11:07
Divulgação
Xico de Assis, intérprete do samba, em apresentação no Frege, no Recife - FOTO: Divulgação

O boulevard da Avenida Rio Branco, no bairro do Recife, já está acostumado a receber centenas de recifenses e turistas que lotam as ruas históricas do Centro enquanto o sol brilha nos fins de semana. A pedestrianização do endereço trouxe mais vida social à região, atraindo também investimentos privados, que diante do sucesso diurno, consolidam agora programações noturnas que garantam a continuidade da boemia do Recife Antigo.

Este é o caso do Frege, casa que há seis meses introduziu gestores e investidores do setor de tecnologia da informação no universo de bares e restaurantes. O negócio feito a muitas mãos surgiu na vertente de se tornar um ambiente gastronômico e de negócios para C-Levels, CEOs e outros executivos que precisavam de um espaço corporativo que conversasse com o charme e dia a dia gastronômico do Recife Antigo.

“A ideia era fazer um ponto de conexão entre pessoas, principal insumo na área de TI. A razão dessa proporção é que quanto mais pessoas, mais negócios são gerados, por isso a necessidade de investirmos num espaço como esse”, diz o presidente do Serprope e um dos investidores do Frege, Gerino Xavier.

Inaugurado em janeiro de 2023, o Frege conseguiu consolidar-se no propósito de integração entre o setor de tecnologia da informação e os serviços de alimentação, tornando-se espaço referência para reuniões e encontros e atingido break even (ponto de equilíbrio) entre as suas despesas e receitas em um semestre.

SAMBA FEZ MORADA NO RECIFE ANTIGO

Em outra ponta, o entretenimento se consolidou, tornando possível a vida noturna do Frege e, consequentemente, do bairro do Recife, já que o bar/restaurante tornou-se um dos principais atrativos privados da região.

“Temos dois negócios em um. Restaurante com cozinha espetacular e a questão da vida noturna, que o nosso sócio Paulo Braz cuida. Ele chamou Xico de Assis, que já tinha uma marca, o Samba do Braz, e passou a ser a atração permanente, todo sábado, da casa”, afirma Gerino.

Nome celebrado do samba pernambucano, Xico de Assis tem garantido a festa no boulevard da Rio Branco, à noite, sempre com casa cheia e, devido a isso, consequentemente, maior movimentação na rua.

TALENTO DE XICO DE ASSIS

Normalmente descalço, Xico desce as escadas do Frege entoando pontos para os orixás. A espiritualidade é o que impulsiona o intérprete pernambucano a seguir, por quase 40 anos, emendando uma temporada na outra, sempre agregando mais e mais admiradores.

Há cinco meses, o artista deixa o público muito à vontade para aproveitar as duas horas de show que faz semanalmente na casa, com os sábado do Samba do Braz,

“Xico é um personagem para a gente. Começou fazendo o Samba do Braz na Mercearia e passou a ser um ícone, é um camarada muito carismático, tem um repertório muito bom, pega os ritmos de terreiro e envolve as pessoas de forma catártica. É tanto que tem artistas considerados mais famosos e quando vêm cantar no Frege, quem fecha a noite é Xico. Ele incorpora o espírito da casa. E não é só isso: as pessoas têm uma conexão muito boa com ele. É o artista residente da casa e quem vem aqui é convidado dele”, destaca Paulo Braz.

O nome da festa, aliás, surgiu há sete anos. Em meados de 2016, o empresário Paulo Braz decidiu abrir a Mercearia do Braz, no bairro da Boa Vista, convidando Xico para ser a atração principal do sábado.

Bem antes da Mercearia, há quase quatro décadas, Xico vem conquistando seu espaço entre os intérpretes de samba que se consolidaram em Pernambuco.

DOS MESTRES AO POVO

No repertório, interpreta desde clássicos de artistas como Cartola, Dona Ivone Lara e Clara Nunes até sucessos da década de 90, como os do Exaltasamba e Art Popular. Começou ainda muito jovem cantando em programas de rádio. Emendou com temporadas em bares do Recife. Fez shows em teatros, em festas de rua e em eventos particulares.

“Minha missão é agregar. Meu povo da rua está sempre comigo. Em todo show eles aparecem, ‘chegam junto’ e sempre me emocionam, porque entendo os recados da espiritualidade. Mas amo também os cafuçus, as caminhoneiras, as bichas… além das mulheres e homens finos, elegantérrimos, que chegam para prestigiar o meu trabalho. O meu lugar é junto do meu povo, sempre”, ressalta Xico.

O Samba do Braz acontece todo sábado, a partir das 17h, sempre com show de encerramento de Xico de Assis. “Estamos montando equipe muito boa aqui e isso tem feito com que a casa tenha esse sucesso. Esperamos que isso seja por muito tempo, à medida que o bairro está se desenvolvendo novos empreendimentos”, ressalta Paulo Braz.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias