CINEMA

'Retratos Fantasmas' já acumula 30 convites para festivais internacionais, incluindo o New York Film Festival

'Creio que devemos submeter o filme como representante do país no Oscar', diz produtora Emilie Lesclaux, produtora do filme de Kleber Mendonça Filho

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 11/08/2023 às 15:46 | Atualizado em 11/08/2023 às 15:52
DIVULGAÇÃO
'Retratos Fantasmas' resgata a memória dos cinemas de rua do Recife no século 20 - FOTO: DIVULGAÇÃO

O longa-metragem "Retratos Fantasmas", dirigido por Kleber Mendonça Filho, estreia em solo brasileiro neste sábado (12), na noite de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, em sessão única fora de competição. O filme chega oficialmente aos cinemas no dia 24 de agosto.

A noite em Gramado marca volta do cineasta ao festival, onde também apresentou seus filmes "Crítico" (2008), "O Som ao Redor" (2013), "Aquarius" (2016) e "Bacurau" (2019, com Juliano Dornelles). Essa exibição será a primeira de várias no país.

Dois dias depois, na segunda-feira (14), será a vez da pré-estreia no histórico Teatro do Parque, no Centro do Recife, espaço que captura exatamente a essência um filme - uma homenagem ao cinema de rua e ao ato de ir ao cinema. A pré-venda online do Parque, que tem 800 lugares, se esgotou em menos de um minuto. Por isso, foi aberta sessão extra.

Depois, estão programadas pré-estreias em São Paulo, dia 15, no Espaço Itaú Augusta, e no Rio de Janeiro, no dia 16, no Cine Odeon, dia 17, no Estação Net Botafogo. "Eu gosto de trabalhar no lançamento dos filmes, de estar nas sessões, ainda mais num filme sobre as cidades e, especialmente, sobre o ato de ir ao cinema", afirmou o diretor, em comunicado enviado pela assessoria do filme.

FESTIVAIS

JOÃO CARLOS LACERDA
CINEMA Documentário Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, mergulha no Centro do Recife e seus cinemas do século 20 - JOÃO CARLOS LACERDA
WILSON CARNEIRO CUNHA
CINEMA Documentário Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, mergulha no Centro do Recife e seus cinemas do século 20 - WILSON CARNEIRO CUNHA

"Retratos Fantasmas" teve sua estreia mundial em maio, no Festival de Cannes na seleção Special Screening, e já conta com conta com mais de 30 convites para Festivais Internacionais de cinema com exibições já cumpridas em Munique, na Alemanha, Sydney e Melbourne, na Austrália.

O filme é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, e traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século 20.

Nesta semana, o prestigiado NYFF – New York Film Festival, que será realizado em setembro e outubro no Lincoln Center, anunciou a seleção de "Retratos Fantasmas" na categoria "Main Slate" – a seleção principal do festival.

SORAYA URSINE
Kleber Mendonça e Emilie Lesclaux no tapete vermelho do Festival de Cannes 2023 - SORAYA URSINE

O festival não é competitivo, pois é centrado em torno do "Main Slate", com espaço para cinema experimental e retrospectivas, e introduziu recentemente seções de documentários e transmídia.

Apesar disso, esse é um dos últimos festivais antes da temporada de premiações. Assim, estrear em Nova York é uma força a mais para ganhar os votos dos críticos e especialistas em campanha para premiações como o Oscar. Todo ano em suas seleções tem pelo menos dois futuros filmes nomeados a melhor filme. Também é porta de entrada nos Estados Unidos para filmes lançados nos festivais de Berlim, Cannes e Veneza.

"Com a carreira que 'Retratos Fantasmas' vem construindo, e com o que ainda será divulgado fora do Brasil, creio que devemos submeter o filme como representante do país no Oscar. Faz parte do trabalho e vamos onde o filme vai", diz Emilie Lesclaux.

CINEMAS

No final de semana que antecede o lançamento nacional em 24 de agosto, a Vitrine Filmes realizará pré-estreias pagas em 40 cidades. "Acreditamos que o boca a boca de ‘Retratos Fantasmas’ é incomum, e quanto mais o filme for visto, melhor para que o público tenha tempo de comunicar o quanto trata-se de uma sessão de cinema muito especial", opina Felipe Lopes, codiretor da Vitrine Filmes.

Em outubro, a obra será lançada nas salas da Espanha e, em novembro, nos cinemas da França e Estados Unidos. "Nossos distribuidores estrangeiros estão na mesma frequência do filme, a de priorizar que 'Retratos Fantasmas', um filme de cinema sobre o cinema, tenha lançamentos apenas em salas num primeiro momento", comenta Emilie Lesclaux, produtora do filme.

"Retratos Fantasmas" é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, e traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século 20.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias