FIG: 'Briga' entre Governo e Prefeitura por evento será tema de audiência pública
Realização do debate sobre o evento foi aprovada pela Comissão de Assuntos Municipais da Casa, com solicitação do deputado João Paulo (PT)
A organização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), mais especificamente a falta de entendimento entre a Prefeitura de Garanhuns e o Governo de Pernambuco (por meio da Secult-PE/Fundarpe), será tema de uma audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).
A realização do debate sobre o evento foi aprovada pela Comissão de Assuntos Municipais da Casa na última quarta-feira (16), com solicitação do deputado João Paulo (PT).
Segundo o parlamentar, a falta de entendimento entre as gestões prejudicou a realização do FIG de 2023 e causou prejuízos econômicos para a cidade. "Diversas reservas em hotéis foram canceladas, e tivemos um público muito pequeno para um festival que já era consolidado", citou o deputado.
O objetivo do parlamentar retomar o diálogo entre os entes governamentais. "Queremos evitar que haja o fracasso antecipado do próximo Festival de Inverno", pontuou.
Além da retomada desse diálogo, devem ser chamados para o debate outros setores que são impactados pelo FIG, como o setor hoteleiro e de comércio de Garanhuns, assim como a Câmara de Vereadores do município. Não foi divulgada uma data para a audiência.
Entenda a disputa pelo FIG 2024
Em 28 de julho, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) afirmou pelas redes sociais que o evento (organizado pela Fundarpe com parceria do município) ficaria sob total responsabilidade do município em 2024.
A decisão teria sido tomada após consultar população e empresariado, e teria apoio do deputado federal Felipe Carreras (PSB), ligado ao setor de eventos. Em vídeo, Sivaldo disse que a programação desse ano "não agradou".
Em contrapartida, no dia 31 de julho, a Fundarpe anunciou as datas da edição de 2024 (18 a 28 de julho). Em coletiva de imprensa realizada no dia 10 de agosto para divulgar o evento Viva Jesus 2023, o prefeito aproveitou para falar do FIG e anunciou um outro período para o evento (11 a 28 de julho).
De acordo com Albino, estão confirmados para se apresentar no festival Ana Carolina, Pitty, Jota Quest, Biquíni Cavadão, Anavitória, José Augusto, Teto e Hungria.
"Chegou a hora de Garanhuns realmente se libertar. Volto a dizer: não é briga, não é desafio. Eu quero construir isso com o Estado, com a Fundarpe. Como vão fazer em outros polos, e outro municípios, a gente quer continuar a parceria", disse.
Em coletiva realizada no dia da abertura do FIG 2023, em 21 de julho, a Raquel Lyra admitiu que a edição "abre portas para um novo tempo". "A partir do ano que vem, estaremos fazendo do nosso jeito. Pegamos muitas licitações e orçamentos do governo anterior. A gente vai trabalhar isso a partir do primeiro dia após o FIG, para que possamos aperfeiçoar sempre. E fazer cada vez mais uma festa linda."