Domitila Barros vai ser homenageada pela Alepe e receberá voto de aplauso
Cerimônia está marcada para o dia 28 de setembro e foi proposta pela deputada estadual Rosa Amorim
A greenfluencer, ativista e empreendedora social Domitila Barros vai ser homenageada e receberá da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voto de aplauso pela sua contribuição à sociedade. A cerimônia está marcada para o dia 28 de setembro e foi proposta pela deputada estadual Rosa Amorim.
"O engajamento incansável de Domitila em prol do trabalho digno para mulheres da periferia, suas ações inovadoras em favor do meio ambiente sustentável e seu uso da arte como um poderoso meio de expressão para a mudança social demonstram um compromisso admirável com uma sociedade mais justa e inclusiva", destaca a deputada Rosa Amorim.
"Através dessa homenagem, celebramos não apenas as realizações de Domitila, mas também destacamos a importância vital de líderes visionários na criação de um futuro melhor para todos".
Trajetória
Nascida na comunidade do Morro da Conceição e criada na Linha do Tiro, na zona norte do Recife, Domitila se engajou em causas sociais, foi reconhecida pela Unesco, formou-se em Serviço Social, fez mestrado em Ciências Políticas e Sociais na Europa. Também virou atriz, modelo e, em 2022, foi a primeira imigrante e negra a ser coroada Miss Alemanha.
Os pais de Domitila fundaram, antes mesmo de a filha nascer, o Centro de Apoio a Meninos e Meninas (CAMM), uma organização não governamental que atende crianças em situações de risco na zona norte da cidade. Ela cresceu neste ambiente, convivendo com pessoas das mais variadas origens.
Aos 7 anos, Domitila começou a fazer aulas de dança e teatro com as crianças do projeto. Para superar o trauma de perder um ente querido por bala perdida, aos 12 anos ela começou a dar aulas de alfabetização para as crianças do projeto, se engajando cada vez mais nas causas sociais. Esta iniciativa fez com que, aos 15, fosse reconhecida pela Unesco e convidada para conhecer a Disney.
"Sempre gostei muito de estudar e sabia que seria a educação que iria salvar a minha vida. Era a única esperança que eu tinha. Então, trabalhar para fazer com que meninos e meninas tenham dignidade é o que me move todos os dias. Fico extremamente feliz pelo voto de aplauso que vou receber no meu estado, e faço questão de enaltecer que este compromisso com as causas sociais permanece vivo", pontua Domitila Barros.