AGENDA

Festa conecta sons de Pernambuco às sonoridades afrolatinas neste sábado, em Olinda

1ª edição da Tirana abre as portas a sonoridades africanas, latinas, caribenhas e afroamericanas na Casa Criatura

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/08/2023 às 16:04 | Atualizado em 25/08/2023 às 16:08
Notícia
X

Neste sábado (26), a festa Tirana abre as portas a sonoridades africanas, latinas, caribenhas e afroamericanas na Casa Criatura, em Olinda. A 1ª edição da festa busca conectar sons de Pernambuco às tendências do pop latinoamericano.

O line-up será composto pelos DJs Bruno Luiz (Tirana), Vands (Brota e DIP), Fernandjinha e Bessoninho (Cuceteiras), Lacerda e Fragozza. Essa mistura irá explorar múltiplos gêneros musicais que compõem o cenário pop atual a partir de um olhar afro, latino e caribenho.

O evento surgiu a partir de experimentações e escutas de Bruno Luiz, jornalista e DJ que idealizou a festa.

"Desde adolescência, tenho uma proximidade com sons da América Hispânica, ao ouvir músicas de Shakira, Daddy Yanke e Jennifer Lopez. Além disso, creio que por morar no litoral durante infância e adolescência, absorvi muitos gêneros como o reggae e dancehall, que são característicos do Caribe e muito executados aqui no Nordeste", explica.

No entanto, esse contato com o lado do continente só ocorreu depois do seu desenvolvimento profissional no jornalismo. Em 2022, ele participou de uma formação para profissionais da América Latina e Caribe chamada Red Latam, do Distintas Latitudes, e passou a observar as semelhanças culturais entre o Recife e outros centros urbanos latinoamericanos e caribenhos.

"Quando olhamos para fora, até mesmo para o que se produz culturalmente na cidade, tentamos sempre colocar os Estados Unidos e a Europa como um centro de atenções. Até mesmo pela influência midiática e da indústria fonográfica, entendemos o pop como o que é produzido lá e por pessoas de lá. E acho que o streaming tem mudado essa percepção, quando vemos o funk, o afrobeat e reggaeton como a base dos gêneros que dominam as paradas", ressalta.

"O objetivo da Tirana é ressaltar pontos e suportes culturais do Recife com a cultura afrolatina e caribenha. A cidade tem pontos de conexão com o continente, que vão desde o Club Bela Vista à música brega, que é hiperconectada com a bachata caribenha", pontua Bruno.

SERVIÇO
Festa Tirana
Onde: Casa Criatura (R. de São Bento, 344, Carmo, Olinda)
Data: sábado (26), a partir das 16h
Quanto: R$ 45 (segundo lote)
Redes sociais: @tiranafesta

Tags

Autor