MEMÓRIA

Museu da Cidade do Recife digitaliza mais de 120 mil fotografias; saiba como acessar

Projeto idealizado pelo pesquisador e fotógrafo Josivan Rodrigues irá disponibilizar versões fac-similares, em formato PDF, dos 67 livros de tombo da coleção fotográfica do museu

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 28/08/2023 às 16:46 | Atualizado em 29/08/2023 às 9:23
Notícia
X

Quando instalado no Forte das Cinco Pontas, em 1982, o Museu da Cidade do Recife teve entre as suas maiores preocupações reunir um grande acervo de fotografias da capital pernambucana, chegando a mais de 200 mil. Após quatro décadas, esforços de digitalização irão fazer com que parte desse acervo (126 mil itens) fique bem mais acessível ao grande público.

O projeto Acervo Digital Museu da Cidade do Recife - Fotografia irá disponibilizar um conjunto formado por versões fac-similares, em formato PDF, dos 67 livros de tombo da coleção fotográfica do museu, organizados pela instituição desde a inauguração. O conteúdo será disponibilizado no site museudacidadedorecife.org.

O trabalho de pesquisa e digitalização será apresentado por seu idealizador, o pesquisador e fotógrafo Josivan Rodrigues, e a equipe envolvida na ação em palestra gratuita nesta quinta-feira (31), a partir das 19h. O projeto teve incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, do Governo de Pernambuco.

Democratização

ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
Corrida de Bicicleta na Estrada de Boa Viagem, no Recife, por Diógenes Montenegro - ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
Passista no Carnaval do Recife de 1956, por Mario de Carvalho - ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
Demolição na Rua Sete de Setembro, no Recife, em 1957, por Severino Fragoso - ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE

Antes, o acesso a esses livros de tombo digitalizados pelo projeto, que reúnem mais de 126 mil itens, se dava apenas de forma presencial, obrigando os interessados a realizarem consultas unicamente no setor de pesquisa do museu.

Rodrigues, também produtor cultural do projeto, enfatiza que a iniciativa visa principalmente a democratização da informação. "A disponibilização virtual dos livros de tombo agrega valor cultural à cidade, permitindo que pesquisadores, estudantes e a população em geral tenham acesso facilitado a esse patrimônio histórico e cultural", declara.

Josivan encontrou na sua pesquisa junto ao acervo fotográfico do museu fichários medindo 28 x 41 cm que contém as cópias fotográficas coladas em suporte de papel e acompanhadas de informações sucintas sobre cada uma das imagens, como número de registro, descrição, autor e ano, totalizando 5.600 páginas de conteúdo.

Cada fichário, extensos e variados conteúdos contemplam imagens que retratam construções, eventos, paisagens, serviços públicos, festas, tipos populares, vistas aéreas, demolições e costumes.

Sandro Vasconcelos, historiador responsável pelo Núcleo de Pesquisas do Museu da Cidade do Recife, também salienta a importância da democratização do acesso às coleções museais. "Esta digitalização e oferta do conteúdo de boa parte o acervo iconográfico, antes de tudo reafirma o compromisso e o papel social do Museu da Cidade do Recife de ofertar informações sobre o Recife de formas cada vez mais acessíveis", pontua, enfatizando o site da instituição como mais uma ponte de acesso aos itens.

Créditos

ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
Avenida Guararapes, no Recife, em 1956, por Mandel - ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
Meninos que desenham pelas calçadas do Recife, em 1957, por Severino Fragoso - ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
Homem laçando o pano no Recife, por José Césio Rigueira Costa - ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE

Boa parte das fotografias foram produzidas e reunidas pela Diretoria de Estatística, Propaganda e Turismo (DEPT) e, posteriormente, pela Diretoria de Documentação e Cultura (DDC), ao longo das décadas de 1930 a 1950.

No hall de créditos das imagens, figuram renomados fotógrafos, a exemplo de Alexandre Berzin, mas também é possível passear pelos livros de tombo e conhecer imagens raras da capital. Mandel, Benício Wetley Dias e muitos outros também capturaram momentos que abrangem as décadas de 1940 e 1950 e de 1979 até meados da década de 1980.

Faz 10 anos que o Museu da Cidade do Recife e Josivan Rodrigues empreendem parcerias na realização de projetos a partir do acervo da instituição, gerando publicações no formato livro, caso do projeto Imagens do Recife, cuja primeira edição foi sobre pontes e a segunda sobre ruas, além do Inventário e do Catálogo do Acervo Cartográfico do MCR, sendo essas ações também incentivadas pelo Funcultura.

"São projetos que envolvem acervos e arquivos, e se relacionam com o meu fazer fotográfico. Meu interesse por acervos se deu exatamente no contato com as coleções de fotografia do MCR", revela Josivan.

ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
Fantasia de Carnaval, em 1959, por Mario de Carvalho - ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE
Maracatu Elefante, no Recife, por autor não identificado - ACERVO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE

Betânia Corrêa de Araújo, diretora do Museu da Cidade do Recife, ressalta que o conjunto possui uma riqueza de informação visual muito importante. De acordo com a gestora, o mais importante desse álbum é que cada vez que se abre, se olha como a primeira vez.

"Fotos aéreas, foto das pessoas e a vida na cidade, fotos de olhar poético, com subjetividade maior; tem as fotos que o público adora, foto do zepelim, fotos de Augusto Rodrigues. O conjunto é fascinante, eu fui por muitos anos pesquisadora desse acervo", rememora.

Uma série de cartões postais com imagens do acervo também foi produzida para divulgar o projeto e será distribuída gratuitamente aos visitantes do museu.

SERVIÇO
Palestra de Lançamento do Catálogo do Acervo Fotográfico do Museu da Cidade do Recife
Onde: Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas, s/n, São José)
Quando: Quinta-feira (31), às 19h.
Visitação: Quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.
Informações: (81) 3355-3108
Quanto: Acesso gratuito

Tags

Autor