HOMENAGEM

Domitila Barros vai ser homenageada pela Alepe e receberá voto de aplauso

Cerimônia está marcada para o dia 28 de setembro e foi proposta pela deputada estadual Rosa Amorim

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 22/08/2023 às 15:34 | Atualizado em 22/08/2023 às 15:37
Domitila Barros, eliminada do BBB 23 - JOAO COTTA/GLOBO

A greenfluencer, ativista e empreendedora social Domitila Barros vai ser homenageada e receberá da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voto de aplauso pela sua contribuição à sociedade. A cerimônia está marcada para o dia 28 de setembro e foi proposta pela deputada estadual Rosa Amorim.

"O engajamento incansável de Domitila em prol do trabalho digno para mulheres da periferia, suas ações inovadoras em favor do meio ambiente sustentável e seu uso da arte como um poderoso meio de expressão para a mudança social demonstram um compromisso admirável com uma sociedade mais justa e inclusiva", destaca a deputada Rosa Amorim.

"Através dessa homenagem, celebramos não apenas as realizações de Domitila, mas também destacamos a importância vital de líderes visionários na criação de um futuro melhor para todos".

Trajetória

Nascida na comunidade do Morro da Conceição e criada na Linha do Tiro, na zona norte do Recife, Domitila se engajou em causas sociais, foi reconhecida pela Unesco, formou-se em Serviço Social, fez mestrado em Ciências Políticas e Sociais na Europa. Também virou atriz, modelo e, em 2022, foi a primeira imigrante e negra a ser coroada Miss Alemanha.

Os pais de Domitila fundaram, antes mesmo de a filha nascer, o Centro de Apoio a Meninos e Meninas (CAMM), uma organização não governamental que atende crianças em situações de risco na zona norte da cidade. Ela cresceu neste ambiente, convivendo com pessoas das mais variadas origens.

Leia Também

Aos 7 anos, Domitila começou a fazer aulas de dança e teatro com as crianças do projeto. Para superar o trauma de perder um ente querido por bala perdida, aos 12 anos ela começou a dar aulas de alfabetização para as crianças do projeto, se engajando cada vez mais nas causas sociais. Esta iniciativa fez com que, aos 15, fosse reconhecida pela Unesco e convidada para conhecer a Disney.

"Sempre gostei muito de estudar e sabia que seria a educação que iria salvar a minha vida. Era a única esperança que eu tinha. Então, trabalhar para fazer com que meninos e meninas tenham dignidade é o que me move todos os dias. Fico extremamente feliz pelo voto de aplauso que vou receber no meu estado, e faço questão de enaltecer que este compromisso com as causas sociais permanece vivo", pontua Domitila Barros.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS