CINEMA

'Retratos Fantasmas' vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2024

Documentário de Kleber Mendonça Filho sobre os cinemas de rua do Recife do século 20 disputou a vaga com outros 28 longas-metragens

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 12/09/2023 às 13:22 | Atualizado em 12/09/2023 às 17:51
Notícia
X

"Retratos Fantasmas", do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, é o filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 96ª premiação do Oscar, em 2024.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais fez o anúncio nesta terça-feira (12). O documentário sobre os cinemas de rua do Recife do século 20 disputou a vaga com outros 28 longas-metragens, inscritos e habilitados.

Na semana passada, o filme passou para o segundo turno com cinco títulos: "Estranho Caminho", de Guto Parente, "Noites Alienígenas", de Sergio de Carvalho, "Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha", de Eduardo Albergaria, "Pedágio", de Carolina Markowicz, e "Urubus", de Claudio Borrelli.

"Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido", afirmou Ilda Santiago, presidente da Comissão de Seleção.

"Estou muito feliz e honrada pela indicação, dez anos depois de ‘O Som ao Redor’. O filme está num momento de muita exposição internacional e no final da terceira semana de lançamento no Brasil e Portugal, com muitas salas lotadas ainda, e vamos trabalhar intensamente para que ele seja visto o máximo possível", comenta a produtora Emilie Lesclaux.

"Retratos Fantasmas" é uma produção da CinemaScópio Produções, com coprodução e distribuição nacional da Vitrine Filmes, e distribuição portuguesa da Nitrato Filmes. O filme é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, e traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século 20.

Retratos Fantasmas terá reforço em campanha para o Oscar

WILSON CARNEIRO DA CUNHA
Retratos Fantasmas, filme de Kleber Mendonça Filho - WILSON CARNEIRO DA CUNHA
DIVULGAÇÃO
'Retratos Fantasmas' resgata a memória dos cinemas de rua do Recife no século 20 - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Cine Veneza, do Centro do Recife, em cena de Retratos Fantasmas - DIVULGAÇÃO

"Retratos Fantasmas" está contando com a distribuidora norte-americana Grasshopper para promover o lançamento nos Estados Unidos.

Na última semana, baseada na repercussão internacional do longa, essa distribuidora contratou a Cinetic Marketing, empresa líder na temporada de premiações e campanhas para o Oscar dos últimos anos, para cuidar do marketing e das relações públicas durante todo o período de lançamentos.

Na cerimônia de 2023 da Academia, a Cinetic teve 18 vitórias para filmes que divulgou incluindo as principais categorias, além de Filme Estrangeiro, Animação e Documentário.

"Não é comum que filmes brasileiros tenham já desde cedo empresa de marketing já posicionada para trabalhar o filme. Isso veio da distribuidora Grasshopper, que irá lançar o filme nos EUA", diz Emilie Lesclaux, ao JC.

"A participação da Cinetic demonstra que há uma estrutura pronta para administrar o prestígio do filme, que foi construído naturalmente desde a sua première mundial em Cannes e chegada na América do Norte via Festival de Toronto e nos EUA através do Festival de Nova York. A distribuidora Grasshopper é responsável pela contratação da Cinetic para lidar com a imagem de Retratos Fantasmas nos EUA."

Entre os filmes divulgados pela Cinetic, de Ryan Werner, para campanhas de Oscar estão: "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", "Parasita", "Drive My Car", "A Grande Beleza", "Druk – Mais uma rodada", "Moonlight", "Ida" e "The Power of the Dog" ("Ataque aos Cães").

Nos últimos três anos, três documentários foram indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: "Flee – Nenhum lugar para chamar de lar", de Jonas Poher Rasmussen; "Honeyland", de Tamara Kotvska e Ljubomir Stefanov; e "Collective", de Alexander Nanau.

Estreia nos EUA

"Retratos Fantasmas" teve sua estreia mundial em maio, no Festival de Cannes na seleção Special Screening, e já conta com conta com mais de 30 convites para Festivais Internacionais de cinema com exibições já cumpridas em Munique, na Alemanha, Sydney e Melbourne, na Austrália.

Nos Estados Unidos, "Retratos Fantasmas" vai estrear nos cinemas após o Festival de Cinema de Nova York (NYFF), onde faz parte da prestigiosa seleção Main Slate, seleção principal do festival.

Na última segunda-feira (11), foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tradicional evento que traz as apostas de filmes para a temporada de prêmios, onde participa na categoria Wavelengths, que reúne "filmes que expandem nossas noções sobre cinema".

Com 55 cópias no Brasil, "Retratos Fantasmas" já é o documentário brasileiro mais visto dos últimos cinco anos, já tendo alcançado 45 mil espectadores até o momento. A expectativa é superar os 50 mil com o próximo final de semana.

A Comissão de Seleção da Academia Brasileira deste ano é formada por: Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, Ilda Santiago (presidente), João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior.

Tags

Autor