Exposição no Recife reúne mais de 100 obras de artistas mulheres
Coletânea foi criada com telas que integraram o projeto 'Elas Pintam o 7', realizado no gabinete da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão
Nos últimos três anos, obras de diversas artistas plásticas mulheres integraram exposições no gabinete da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, localizado no sétimo andar do Palácio Capibaribe Antônio Farias. Nomes de diversas gerações e correntes estéticas foram expostos no projeto "Elas Pintam o 7", com curadoria de Ana Veloso, artista com 45 anos de produção.
Agora, todas essas obras estarão em uma exposição coletiva, realizada na Galeria Janete Costa, do Parque Dona Lindu, a partir desta quinta-feira (21), às 18h, seguindo em cartaz até o dia 20 de outubro.
São 36 artistas participantes, com duas telas e um objeto de cada, totalizando mais de 106 obras. "Essa foi uma forma que encontramos de dar espaço às mulheres, fazendo um recorte da arte. Aqui em Pernambuco e no Brasil, no geral, ainda fazemos um recorte da arte pensando em nomes masculinos, desde à música até às artes em geral", diz Isabella de Roldão.
"Acredito que existam muitas mulheres artistas, indo além da Tereza Costa Rêgo [nome mais lembrado no Estado]. Temos grandes artistas ainda invisibilizadas por uma cultura masculina muito forte", continua.
Nesses anos, as exposições puderam ser vistas por funcionários da prefeitura e visitantes do gabinete. Agora, com a coletânea na Galeria Janete Costa, toda a cidade poderá conhecer mais do trabalho das artistas homenageadas.
"Fico extremamente emocionada, porque fizemos com isso um encontros com as artistas, que estão colocando também os desafios que elas vivem. Imagine as mulheres que começaram a pintar na década de 1960 ou 1970? Imagine tudo o que elas não fizeram para viver de arte? A exposição traz um pouco da vida de cada uma, representando bem o valor de suas artes", diz a vice-prefeita.
Curadoria
A curadoria feita por Ana Veloso abrange artistas já falecidas Tereza Costa Rêgo, Maria Carmem e Inalda Xavier, até nomes como Ana Vaz, Solange Costa, Brenda Bazante, Laura Francisca e Margot Monteiro.
"Fomos começando pelas mais antigas, dando espaço, inclusive, para as que já foram. Então, a ideia foi mostrar o trabalho pelo trabalho, sem temáticas. A arte pernambucana é reconhecida nacionalmente. Então, queremos mostrar tudo isso: o quanto o Nordeste é rico e como a mulher na arte luta com mais dificuldade do que o homem", diz Ana Veloso.
Além de duas telas de cada artista, as participantes também foram convidadas a produzirem um tamborete, em uma releitura de uma exposição de 1988 da Galeria Espaço, que existia no Recife. Naquela ocasião, cada artista transformou um objeto de situação doméstica em obra de arte. Um tamborete de Tereza Costa Rêgo foi recriado para o projeto Elas Pintam o 7.
"Além de celebrar o talento das artistas, essas exposições também ajudam a criar um espaço para discussões sobre questões de gênero, diversidade e inclusão. Elas lembram a todos nós sobre a necessidade de reconhecer e apoiar o trabalho de artistas mulheres e garantir que suas vozes sejam ouvidas e suas obras sejam apreciadas em igualdade de condições", afirma Ana Veloso, curadora da exposição.
Artistas
Participam da mostra as artistas Adriana Alliz, Ana Lúcia Gonçalves, Ana Vaz, Ana Veloso, Solange Costa, Brenda Bazante, Célia Campello, Cyane Pacheco, Consuelo Figueira, Julieta Pontes, Dayse Pontes, Diana Pernambucano, Vania Coutinho, Pollyanna Ferreira, Luciene Torres, Lena Costa Rêgo, Jéssica Martins, Mayssa Leão, Mariza Lacerda, Vânia Notaro, Sheyla Camargo, Suzana Azevedo, Maraçane de França, Dirce Camargo, Nara Cavalcanti, Tereza Perman, Thina Cunha, Virgínia Colares, Valeria Rey Soto, Laura Francisca, Eliane Rodrigues, Ríkia Amaral e Margot Monteiro.
SERVIÇO
Elas Pintam o 7
Onde: Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu (Rua Setúbal, 1023, Boa Viagem)
Abertura: quinta-feira (21), a partir das 18h
Visitação: quarta a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 16h, até 20 de outubro