MOSTRA

Artista visual Ana Michaelis faz sua primeira exposição individual no Recife

"Natura Naturans – Poéticas da Natureza" fica em cartaz na Christal Galeria, no Pina Zona Sul da capital, até 25 de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 19/09/2023 às 19:00 | Atualizado em 19/09/2023 às 19:02
Notícia
X

Arte visual, natureza e poesia se entrelaçam em "Natura Naturans – Poéticas da Natureza", mostra que marca a estreia da artista visual Ana Michaelis (SP) em exposição individual no Recife, na Christal Galeria, Zona Sul da capital.

A abertura ocorre nesta quarta-feira (20), das 19h às 22h, com apresentação da Handmade Band, banda com integrantes veteranos do blues pernambucano. A exposição fica em cartaz até o dia 25 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Nesta mostra, o visitante poderá conhecer uma diversidade de técnicas vai desde a aquarela e a encáustica, através do uso da cera quente, até a utilização da própria madeira que acolhe a pintura e o deslocamento de sementes, galhos e folhas – algumas delas recebendo uma impressão única (monotipia).

Obras

Estará presente, também, parte da produção recente da artista dedicada à pintura de paisagens. Vemos, aqui, paisagens imaginárias, muitas vezes desabitadas, misteriosamente guardadas atrás das diluídas camadas de tinta branca, as quais ela utiliza para suavizar o registro.

FILIPE BERNDT/DIVULGAÇÃO
Ana Michaelis realiza exposição Natura Naturans – Poéticas da Natureza - FILIPE BERNDT/DIVULGAÇÃO
FILIPE BERNDT/DIVULGAÇÃO
Ana Michaelis realiza exposição Natura Naturans – Poéticas da Natureza - FILIPE BERNDT/DIVULGAÇÃO
FILIPE BERNDT/DIVULGAÇÃO
Ana Michaelis realiza exposição Natura Naturans – Poéticas da Natureza - FILIPE BERNDT/DIVULGAÇÃO
FILIPE BERNDT/DIVULGAÇÃO
Ana Michaelis realiza exposição Natura Naturans – Poéticas da Natureza - FILIPE BERNDT/DIVULGAÇÃO

"Sua intenção é capturar o silêncio e, assim, provocar uma conversa entre memórias - aquelas que carregamos conosco e as que se apresentam aos nossos olhos. Suas paisagens estão sempre em um limiar entre a lembrança e a imaginação, sugerindo um sentido de tempo alongado e um potencial de reflexão", diz o texto de divulgação do projeto.

Trata-se de um convite para se demorar na paisagem, observar o que antes passava despercebido e encontrar na atividade artística um reflexo da natureza como uma força criadora - menos representação e mais poesia.

Sensibilização

Em uma época marcada por negacionismos, crises ecológicas e uma urgência em relação aos limites da natureza, as obras de Ana Michaelis querem conduzir o indivíduo a sentir e compartilhar - menos como registros e mais como sensibilização através de uma visão poética da paisagem.

As obras buscam refletir sobre como modelos de tecnologia e o que muitas vezes buscamos de forma obsessiva sob o título de "artificial" podem, na verdade, derivar da potência artística.

Além disso, nos lembram de uma realidade inescapável e irresistível - uma relação originária que a tecnologia e a dominação nos fizeram esquecer. Visitar esta exposição e interagir com ela é um convite para enxergar o que um determinado modo de vida sobre a Terra tornou invisível.

Mais sobre a artista

Ana Michaelis nasceu no Rio de Janeiro, vive e trabalha em São Paulo. Trabalha como artista profissional desde a graduação na Escola de Belas Artes de São Paulo participando de exposições individuais e coletivas em galerias pelo Brasil, Portugal e Estados Unidos. Suas participações internacionais estendem-se nas feiras de arte contemporânea como de Lisboa, Madri, Dubai e Mônaco.

Nos últimos anos, pinturas de paisagens têm sido seu principal interesse. Ana constrói paisagens imaginárias, desabitadas, misteriosamente guardadas atrás das diluídas camadas de tinta branca utilizadas para suavizar o registro. Sua intenção está em capturar o silêncio provocando assim a conversa entre memórias, aquelas que trazemos conosco e as que se apresentam aos nossos olhos. Suas paisagens sempre pairam entre a lembrança e a imaginação sugerindo um sentido de tempo alongado e um potencial de reflexão.

SERVIÇO
Exposição "Natura naturans – poéticas da natureza", de Ana Michaelis
Abertura: 20 de setembro de 2023, das 19h às 22h
Visitação: Até o dia 25 de novembro de 2023, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Onde: Christal Galeria (Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina)
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 19h / sábado, das 9h às 13h

Tags

Autor