Festival gastronômico estreia no Recife com shows gratuitos de Academia da Berlinda, Spok e mais; confira
FAM Festival ocupa no Parque Santana, na Zona Norte do Recife, com entrada gratuita, neste sábado e domingo
A capital pernambucana recebe pela primeira vez, neste sábado (23) e domingo (24), o FAM Festival, com uma programação que mescla gastronomia, arte e música.
O evento será realizado no Parque Santana, na Zona Norte do Recife, com entrada gratuita. É necessário, no entanto, obter ingressos gratuitos no site www.famfestival.com.br.
O nome carrega as iniciais dos três pilares do projeto: Food (gastronomia), Art (arte) e Music (música). O FAM já realizou cinco edições em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outra em Salvador.
No Recife, o visitante poderá ter acesso a pratos de chefs renomados da cidade, além de conhecer mais o trabalho de produtores locais e artistas das mais diversas áreas.
Academia da Berlinda, Maestro Spok, Flaira Ferro e os chefs Cesar Santos e Biba Fernandes são alguns dos nomes confirmados.
"Recife tem uma cena cultural e gastronômica muito rica e que sempre nos chamou atenção. São três dos pilares do festival, por isso a cidade sempre foi um desejo nosso e é uma alegria pode chegar por aqui. Vamos trabalhar com artistas e parceiros da gastronomia locais também, esperando juntar amigos e familiares durante todo o fim de semana", diz o idealizador e diretor geral do evento, Ricardo Delgado.
Ele explica que o evento tem conceito inspirado nos icônicos festivais de verão da Europa, cujo propósito é permitir com que as pessoas curtam os espaços verdes da cidade entre amigos e em família.
"Nosso convite é para que as pessoas venham com seus pais, filhos, primos, amigos. Que fiquem confortáveis, façam piqueniques, curtam o sábado e o domingo num espaço verde com muita música, arte e gastronomia", celebra Delgado.
Gastronomia
Dentre os chefs e restaurantes já confirmados, estão: Cesar Santos (Oficina do Sabor - pratos regionais), Biba Fernandes (Chiwake - comida peruana), Chef Salvadori (gastronomia italiana e mediterrânea), Bruno BBQ (carnes), Marcela Soares (Doces) , Beethoven Picui (Comida Regional PE). A curadoria é do pernambucano Marcos André.
Arte, Sustentabilidade e Inclusão
Apresentação de malabares e performances irão acontecer ao longo dos dois dias, integrando o público às atividades do evento.
Ainda estará presente a Instalação “2050”, do Coletivo Maravilixo, desenvolvida exclusivamente para o FAM Recife. A intervenção é um convite à reflexão em torno do tema do descarte incorreto do plástico nos oceanos.
Música
A programação musical, que começa sempre às 12h, teve curadoria de Luiza Morandini, da Jazz Tempo.
No sábado, sobem ao palco DJ Sarah Falcão, Laís de Assis Trio, Karol Maciel, Forró na Caixa e Maestro Spok. Já no domingo, é a vez de DJ Numa, Ivison Trio convidando Laíz de Oyá, Coco Raízes de Arcovere, Flaira Ferro e Academia da Berlinda.
"É inspirador mergulhar neste universo tão vasto e plural, e costurar a programação para contar uma história que conversa com o que temos feito em outras edições, onde recebemos grandes artistas de são Paulo, Bahia e Rio de Janeiro", diz a curadora.
"Aqui não será diferente, vamos ter música instrumental de primeiríssima, diferentes ritmos regionais, diversidade, autoralidade, mestres e novos artistas; todos juntos celebrando a música brasileira, e o palco e os espaços públicos como lugares democráticos de fazer e fruir arte."
Confira a programação com horários:
Sábado (23)
12h00 Dj Sarah Falcão + Performance
13h30 Laís de Assis Trio
14h40 DJ Sarah Falcão + Perfomance
15h40 Karol Maciel Quinteto
16h50 DJ Sarah Falcão + Performance + Leta do FAM
18h00 Forró na Caixa
19h30 DJ Sarah Falcão + Performance
20h30 Maestro Spok
Domingo (24)
12h00 DJ Numa + Performance
13h30 Ivison trio convida Laíz de Oyá
14h40 DJ NUMA
15h40 Coco Raízes de Arcoverde
17h00 DJ NUMA + Performance
17h50 Flaira Ferro
19h10 DJ NUMA + Performance
20h00 Academia da Berlinda