FESTIVAL MORMAÇO

Johnny Hooker tem show vetado pelo Prefeito de Boa Vista; cantor denuncia 'intolerância com a diversidade'

Arthur Henrique (MDB-RR) vetou show do cantor no Mormaço Cultural após polêmica do Festival de Inverno de Garanhuns ser resgatada nas redes; Artista afirma que ato é 'vitória da LGBTfobia no Brasil'

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 26/09/2023 às 11:27 | Atualizado em 26/09/2023 às 18:12
Notícia
X

O cantor pernambucano Johnny Hooker teve o seu show no festival Mormaço Cultural 2023, em Boa Vista (RR), vetado pelo prefeito Arthur Henrique (MDB-RR) nesta segunda-feira (25).

O político tomou a decisão depois que um vídeo do artista durante o Festival de Inverno de Garanhuns de 2018 foi resgatado nas redes sociais. No trecho que viralizou, o cantor diz que "Jesus é travesti" (leia a contextualização do vídeo no segundo tópico da matéria).

Em resposta, Hooker ressaltou que o recorte foi "tirado de contexto" e que "o assunto de cinco anos atrás foi extinto pela justiça brasileira com ganho de causa para a minha parte". 

A presença de Hooker no evento Mormaço Cultural 2023, que irá ocorrer entre os dias 26 e 1º de outubro na capital de Roraima, foi escolhida pelos moradores da cidade em uma votação.

O que disse o Prefeito

Nas suas redes sociais, Henrique disse que Hooker foi "desaprovado por muitas pessoas através de manifestações públicas" durante o final de semana, e pediu desculpas aos moradores da cidade. "Eu estava fora do Brasil, em um evento de primeira infância, e no meu retorno, sábado, me deparei com esses questionamentos", disse.

"Respeito é algo que não abro mão. Todos sabem dos meus princípios e dos meus valores e, como prefeito, sempre vou fazer o melhor pelas pessoas e pela cidade de Boa Vista. De imediato, iniciamos as tratativas jurídicas e, a meu pedido, a Fetec (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista) cancelou essa atração do festival", afirmou o prefeito.

Nos comentários da publicação do prefeito, alguns seguidores afirmaram que a ação de Henrique agrada uma bolha religiosa e rebaixa a pluralidade de artistas no evento. Outros parabenizaram Henrique pelo veto, dizendo que a presença do artista "repudiava valores cristãos".

Contexto do vídeo de Johnny Hooker

Apresentação do cantor Johnny Hooker causou polêmica (Foto: Nicole de Andrade - Secult PE)
Apresentação do cantor Johnny Hooker causou polêmica (Foto: Nicole de Andrade - Secult PE) - Apresentação do cantor Johnny Hooker causou polêmica (Foto: Nicole de Andrade - Secult PE)

Na época do show que Hooker fez em julho de 2018, no Festival de Inverno de Garanhuns, no interior de Pernambuco, o prefeito do município pernambucano havia vetado da programação o monólogo "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", estrelada pela atriz trans Renata Carvalho, que representava Jesus como uma mulher transexual.

Como forma de repúdio, o cantor abriu a sua participação falando que Jesus era "travesti, transexual e bicha". "Eu estou aqui hoje pra dizer pra vocês que Jesus é travesti, sim, Jesus é transexual, sim, Jesus é bicha, sim, p*! Pode vaiar a vontade", gritou o cantor na abertura do show em 2018.

Johnny Hooker reage

Em vídeo publicado nesta terça-feira, o cantor Johnny Hooker informou que está consternado com a situação e buscando imediatamente as medidas cabíveis junto aos nossos advogados.

"Arthur diz em um vídeo publicado nas redes sociais que a programação do festival foi composta através de pedidos que foram realizados no site da prefeitura e no site do festival. Ora, se o meu show foi incluído na programação por clamor popular, por que a nota de cancelamento da Fundação de Cultura fala em motivos de interesse público para cancelamento?", questionou Hooker.

"O que acontece é que um deputado de extrema-direita requentou um corte de um fala minha para espalhar incitação ao ódio e fake news nas redes sociais. Vale ressaltar que o recorte da fala foi tirada de contexto e já é um assunto de cinco anos atrás que foi extinto pela justiça brasileira com ganho de causa para a minha parte", disse o cantor.

"Nós estávamos muito ansiosos, há meses, para encontrar os fãs que eu tenho na cidade, que foram justamente eles que que foram pedir nas redes sociais".

Johnny encerra o vídeo convidando os demais artistas do festival, como Duda Beat, Xamã, Vanessa da Mata, que se pronunciem também sobre esse cancelamento. "O Estado é laico", diz o artista.

O Mormaço Cultural 2023 irá receber os rappers Xamã, Emicida, Duda Beat, a banda de rock Biquíni e a sambista Alcione. Também irão se apresentar a cantora de MPB Vanessa da Mata e o grupo de reggae Chimarruts

Tags

Autor