HQ

Livro sobre representatividade negra na Turma da Mônica será lançado na Bienal PE 2023

Obra de Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva é fruto do mestrado em Indústrias Criativas da Unicap e já foi entregue ao próprio Mauricio de Sousa

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 26/09/2023 às 14:53 | Atualizado em 26/09/2023 às 16:07
Notícia
X

A diversidade tem sido um tema central no cenário contemporâneo das HQs. O recém-lançado livro "Os Donos da Rua: Representatividade Racial e as Transformações do Protagonismo Negro no Universo Turma da Mônica" (2023), que reflete sobre essa questão, será um dos lançamentos da XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, realizada de 6 a 15 de outubro no Centro de Convenções, em Olinda.

A obra foi escrita por Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem na Unicap. Ele participa da programação na data de abertura, 6 de outubro, às 18h, dentro da "Plataforma de Lançamentos" da Bienal.

Além da presença do livro e do autor, serão distribuídos brindes e será debatida a produção da obra, que já foi entregue em mãos ao quadrinista Mauricio de Sousa. O livro também estará à venda no pavilhão durante os 10 dias de evento, disponibilizado pela editora Appris.

Lançado nas 7ª Jornadas Internacionais de HQs da ECA-USP (SP), "Os Donos da Rua" foi produzido no Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da Unicap.

O livro também venceu em segundo lugar nos prêmios estudantis da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação na categoria de melhor dissertação em Programa de Mestrado Profissional.

Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva é publicitário, também assinando os livros "Panther is the New Black", lançado na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2019), e "Mininho: dores de um cotovelo" (2022).

Mais livros

A apresentação contará também com uma prévia exclusiva de "O Colorir do Preto & Branco", obra sobre representatividade nos mangás que será fruto da tese de doutorado do aluno e que finalizará a trilogia de livros iniciada em 2019, com "Panther is the New Black: representação e cultura na comunicação do filme Pantera Negra".

Em 12 de outubro, o livro também será lançado no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em João Pessoa (PB).

Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva também é autor de "Mininho: Dores de um Cotovelo", que será debatido na "Plataforma de Lançamentos" da Bienal em 11 de outubro, às 13h. 

O professor Adriano Portela, diretor do longa-metragem Recife Assombrado (2019) e orientador do trabalho, marcará presença na conversa, além de Fátima Ferreira, escritora do prefácio e autora do livro "O Vale dos Meninos Ciborgues e Outras Peripécias" (2020)

Bienal

A 14ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco tem como tema "Fome de quê? Você é o que você lê!”. Com isso, o evento traz à tona discussões sobre a fome em suas diversas facetas, indo além da necessidade de alimentação para explorar os anseios e desejos que permeiam o ser humano.

Os ingressos já estão à venda e podem ser comprados, de acordo com o dia desejado, através do Sympla. São diversas categorias disponíveis. Há meia-entrada (para estudantes, idosos, jovens de baixa do CadÚnico), ingresso social (mediante doação de alimento não perecível ou livro usado, não didáticos) e inteira.

Tags

Autor