MANIFESTAÇÃO

Ato pede tombamento e reabertura do Teatro Valdemar de Oliveira: 'Não podemos perder mais um espaço'

Representantes de diversas linguagens artísticas se reuniram em frente ao equipamento cultural privado, localizado na Praça Oswaldo Cruz, no Centro do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 27/09/2023 às 14:41 | Atualizado em 27/09/2023 às 18:12
Notícia
X

Representantes de diversas linguagens artísticas se reuniram em frente ao Teatro Valdemar de Oliveira, na Praça Oswaldo Cruz, Centro do Recife, na manhã desta quarta-feira (27). A manifestação pediu o tombamento e a reabertura do equipamento cultural privado, gerido pelo Teatro de Amadores de Pernambuco.

O "Movimento em Defesa do Teatro Valdemar de Oliveira" foi encabeçado por Oséas Borba, José Manoel Sobrinho e José Mário Austregésilo, ligados à comunidade teatral do Estado. Desde o fechamento na pandemia, em 2020, o espaço vem sendo alvo de invasões, furtos e depredações.

"Durante a minha vida, fiz muitos espetáculos aqui, como diretor e ator. Eu represento um grande grupo de artistas dessa cidade que está lutando para que o Teatro Valdemar de Oliveira continue sendo o Teatro Valdemar de Oliveira. Que continue sendo essa casa que acolhe a produção cultural do Brasil, de Pernambuco e do Brasil. Essa é a grande luta", disse José Manoel Sobrinho, que foi gerente de teatro do Sesc por décadas, em entrevista à Rádio Jornal.

SJCC/DIVULGAÇÃO
Óseas Borba, José Mário Austregésilo e José Manoel Sobrinho em ato pela reabertura do Teatro Valdemar de Oliveira - SJCC/DIVULGAÇÃO
SJCC/DIVULGAÇÃO
Ato pelo tombamento e reabertura do Teatro Valdemar de Oliveira, no Recife - SJCC/DIVULGAÇÃO

"A gente não tá contra ninguém. Nós só não aceitamos que o teatro deixe de existir e que vire outra coisa. Esses escombros são resultado de esquecimento, de um abandono. Não dá pra negar isso", continuou.

Para ressaltar a importância do teatro, Sobrinho relembrou que Cinderela, personagem de Jeison Wallace que ficou famoso em todo o Estado pela TV Jornal, ganhou popularidade com a peça "Cinderela - A História Que a Sua Mãe Não Contou", um sucesso no Valdemar de Oliveira nos anos 1990.

"Foram temporadas gigantescas à meia-noite. Esse teatro tinha espetáculos de segunda a segunda. Tinha espetáculos no domingo de manhã, no sábado à tarde, e todos os dias à noite. Ele não pode fechar. Essa é a nossa luta para que ele seja tombado, para que o Estado assuma ou que o Teatro de Amadores de Pernambuco assuma de fato, restaurando. A gente está junto nessa luta".

Espaços para as cênicas

PEDRO FRANÇA/CORTESIA
Cida Pedrosa discursando em frente ao Teatro Valdemar de Oliveira - PEDRO FRANÇA/CORTESIA

A necessidade de espaços para a classe teatral do estado também foi ressaltada por Cida Pedrosa, poeta e vereadora do Recife. "Não podemos perder mais um teatro. A cidade tem pouquíssimas casas de espetáculos. Quantas casas novas surgiram nos últimos 30 anos, tirando aquelas independentes, criadas a duras penas por aqueles que fazem arte na cidade?”, disse.

"Não é só tombar, é tombar e ter um plano de uso para este teatro. É construir uma gestão democrática com a turma que faz teatro, para que ele possa ser utilizado de forma real. Temos de discutir a reabertura para que a sociedade possa utilizá-lo da melhor forma possível. Este é um lugar político, de construção de saberes e de afeto".

TAP não tem interesse em tombamento

A diretoria do Teatro de Amadores de Pernambuco - TAP, responsável por gerir o Teatro Valdemar de Oliveira, se posicionou acerca dos recentes acontecimentos envolvendo o espaço em nota divulgada nesta terça-feira (26).

O TAP informou que "não tem interesse no tombamento nesse momento de busca de alternativas". "O processo implica um ônus burocrático que pode prejudicar as tratativas em curso e retardar a almejada recuperação e reabertura do Teatro Valdemar de Oliveira", diz o texto.

BRUNO PARMERA/CORTESIA
Teatro Valdemar de Oliveira, no Centro do Recife, totalmente destruído - BRUNO PARMERA/CORTESIA
BRUNO PARMERA/CORTESIA
Teatro Valdemar de Oliveira, no Centro do Recife, totalmente destruído - BRUNO PARMERA/CORTESIA
BRUNO PARMERA/CORTESIA
Teatro Valdemar de Oliveira, no Centro do Recife, totalmente destruído - BRUNO PARMERA/CORTESIA

Ao JC, o diretor adjunto Carlos Alberto informou que o TAP ainda não foi formalmente chamado para conhecer o teor do processo que foi publicado no Diário Oficial no dia 22 de setembro.

O ofício de solicitação do tombamento foi entregue à Secult-PE/Fundarpe pelo Grupo João Teimoso e o Movimento Guerrilha Cultural. Em nota, o Grupo João Teimoso e o Movimento Guerrilha Cultural informou que "está em defesa do prédio e não dos seus proprietários, que parecem já ter jogado a toalha, inclusive esquecendo toda história grandiosa do seu fundador". "Acreditamos na luta pela democratização da nossa cultura, por mais espaços e pela memória do nosso povo.”

Inaugurado em 1971 para ser sede do TAP, o Teatro Valdemar de Oliveira é um dos espaços teatrais mais tradicionais da capital pernambucana. Reinaldo de Oliveira, que encabeçou a administração do espaço por décadas, faleceu em 2022.

Tags

Autor