Bienal do Livro

Sidney Nicéas lança "Todos os Amores de Lourdes", biografia que conta a impressionante história da recifense Lourdes Alencar

Biografia escrita por Sidney Nicéas conta a inacreditável história de Lourdes Alencar, recifense estuprada pelo pai na infância, que adotou 10 filhos e salvou outras pessoas ao longo da vida

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 02/10/2023 às 23:29
Notícia
X

O renomado escritor Sidney Nicéas anunciou o lançamento de seu novo livro: Todos Amores de Lourdes. A obra será lançada no próximo domingo (8), às 17h, no auditório principal da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

A biografia conta a história da recifense Lourdes Alencar, que foi estuprada pelo próprio pai na infância e resolveu salvar crianças vítimas de abusos e da pobreza.

No total, foram 13 filhos, sendo 03 de barriga e outros 10 adotivos, no papel ou no coração - e mais outros ajudados que não chegaram a gerar vínculos legais, mas que passaram pelas suas mãos salvadoras.

A impressionante história de Lourdes compõe a biografia Todos os Amores de Lourdes (Mangue, 2023).

O livro será no próximo dia 06 de outubro de 2023, às 17h, na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (Pavilhão do Centro de Convenções, Auditório Círculo das Ideias).

SINOPSE

Temas como pedofilia, violência contra a mulher, racismo, alienação parental, adoção, espiritualidade e política, dentre outros, são revelados nas páginas da obra. Com os pais indo morar na comunidade de Cuba, que depois passou a se chamar Sítio das Palmeiras — e que Miguel Arraes apoiou antes de ser preso e exilado —, Lourdes, quando adulta, participou de outra invasão, que resultou na comunidade do Sítio do Cardoso, no bairro da Torre. Foi lá que ela se constituiu numa liderança e fez de tudo para ajudar aos outros - até roubar- menos se prostituir.

Morou duas vezes em São Paulo, onde chegou a viver um tempo na rua. No Recife, atuou em diversas campanhas políticas de nomes como Miguel Arraes e Jarbas Vasconcelos. Teve um breve caso com Reginaldo Rossi, foi atendida pelo médium Chico Xavier (quando perdeu seu primogênito assassinado e quase enlouqueceu), teve dois enfartos, um princípio de AVC e conheceu Frei Damião ainda jovem, carregando um peso enorme na alma — e ouviu do sacerdote: “Um dia você vai escrever um livro contando a sua história”. Chegou a hora.

Quase oito anos para se concluída

A obra levou quase 08 anos para ser concluída e o 1o volume ficou em financiamento coletivo pelo Kickante, com seis modalidades de recompensas. O 2o volume sairá no ano que vem.

Tags

Autor