Dia Estadual do Choro é celebrado no Recife nesta segunda (16); eventos são marcados no interior
Na capital, comemoração ocorre nesta segunda-feira (16) na Biblioteca Pública do Estado, com lançamento de livro e roda de choro com Betto do Bandolim, José Arimatéia e mais
O Dia Estadual do Choro João Pernambuco, celebrado nesta nesta segunda-feira (16), terá um ato de comemoração do Coletivo Isto é Choro! e do Instituto de Arte Popular João Pernambuco a partir das 17h30, na Biblioteca Pública do Estado, Centro do Recife.
No evento, será apresentado o livro "Raízes e Frutos da Arte de João Pernambuco", do escritor José Leal Raízes, lançado pelo Instituto de Arte Popular João Pernambuco em comemoração aos 140 anos de nascimento do violonista que é considerado o "Pai do Violão Brasileiro".
Uma tradicional roda de choro encerra a solenidade aberto ao público. Entre os músicos e grupos estão Betto do Bandolim e José Arimatéia, Walmir Chagas, Escola Pernambucana de Choro, Conservatório Pernambucano de Música, das 19h às 21h.
Interior
A celebração do Dia Estadual do Choro João Pernambuco não fica restrita à capital, seguindo para o interior de Pernambuco nos próximos finais de semana. Os municípios Triunfo, Belo Jardim e Pesqueira estão na programação.
"A iniciativa de realizar as comemorações em várias cidades no interior do estado tem o objetivo principal de descentralizar as comemorações e eventos que geralmente são realizadas na Região Metropolitana do Recife, fortalecer o Choro e o movimento cultural no interior do estado aumentando o pertencimento da população interiorana com a produção cultural e proporcionar a aproximação dos músicos e artistas das regiões contempladas através do intercâmbio que naturalmente é proporcionado com a participação dos musicistas de cada cidade visitada", afirma Wagner Staden, produtor cultural e integrante do Coletivo Isto é Choro.
Confira a programação
Dia 16/10
Recife: Biblioteca Pública do Estado
Lançamento de "Raízes e Frutos da Arte de João Pernambuco", do escritor José Leal Raízes
Atrações: Betto do Bandolim e José Arimatéia, Walmir Chagas, Escola Pernambucana de Choro, Conservatório Pernambucano de Música
Dias 20 e 21/10
Triunfo: Teatro Guarany
Atrações: Betto do Bandolim; Grupo Sapucaia
Realização de Oficina de Prática de Choro
Dia 27/10
Belo Jardim: Espaço Cultural da Estação Ferroviária
Atrações: Duo Sensível; Marco César & José Arimatea e grupo, e Mirael Lima
Realização de Oficina de Prática de Choro
Dia 28/10
Pesqueira:
Atração: Roda de Choro de Renato do Pandeiro