Exposição imersiva com 6 mil 'lágrimas' feitas com lâmpadas chega ao Recife; saiba como visitar
Projeto do artista visual Vinícius S.A. reflete sobre a beleza da chuva e as mudanças climáticas
A ambiguidade das chuvas, que podem ser benção ou catástrofe, aparece na mostra "Lágrimas de São Pedro", criada e desenvolvida pelo artista visual Vinícius S.A., chega à Caixa Cultural Recife, no Recife Antigo. As obras ainda trazem reflexões sobre a mudanças climáticas e diversas outras possibilidades desse fenômeno da natureza.
A abertura ocorre nesta quinta-feira (19), às 19h, com a presença do artista, em um momento em que o Bairro do Recife recebe uma multidão com o Rec'N'Play, maior evento de tecnologia do Estado. A visitação ocorre de terça a sábado, de 10h às 20h; Domigos e Feriados, de 10h às 18h.
Na sexta-feira (20), Vinícius S.A. participa de bate-papo presencial com o público, às 10h, com entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site da CAIXA Cultural.
"Lágrimas de São Pedro" é composta por cerca de 6 mil "lágrimas", representadas por bulbos de lâmpadas repletos de água. As peças são sustentadas por fios de nylon e suspensas em diferentes alturas, a partir do teto. A iluminação cênica complementa o clima da galeria e cria a atmosfera do ambiente, como se as gotas estivessem pausadas no tempo e no ar.
Com o trabalho, o artista convida o público a imergir neste ambiente. "Proponho, nesse trabalho, a criação de um ambiente onde o espectador penetra, envolvendo-se espacialmente com a obra, possibilitando a interação entre arte e fruidor de maneira mais abrangente. Nesse caso, é como se tivéssemos o poder de pausar a chuva, uma chuva de gotas grandes, limpas, transparentes, leves e com isso poder contemplar sua beleza, seu poder, seu símbolo, sua necessidade. É uma obra sobre chuva, mas também sobre a seca. É uma chuva poética", afirma Vinícius.
A mostra já foi apresentada nas outras unidades da CAIXA Cultural de Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, São Paulo e de Fortaleza, sempre com grande público, e passou também pelos Estados Unidos (Las Vegas) e pela Alemanha (Frankfurt).
Nascido na Bahia, em 1983, Vinicius S.A vive e trabalha em Salvador. Graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, considera-se um artista inquieto. Desenvolveu uma linguagem própria, que alia o pensamento científico e práticas manuais e de baixa tecnologia a proposições de poéticas visuais. Por meio de sua criação, estabelece diálogos com o espectador, traduz a memória e experiências artísticas, fazendo do processo criativo uma constante investigação de possibilidades estéticas e conceituais do cotidiano.
O artista participou de duas residências artísticas na Holanda e Alemanha. Entre suas obras premiadas estão "Objeto Óptico #02", que recebeu o prêmio de residência artística internacional no 15º Salão da Bahia, a instalação "Sorria, você está sendo filmado!", premiada no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia, e "O Pulso da Bienal", importante obra do artista que recebeu menção especial na VIII Bienal do Recôncavo. O projeto tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal.
SERVIÇO
Exposição "Lágrimas de São Pedro", de Vinícius S.A
Onde: CAIXA Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Abertura: 19 de outubro (quinta-feira), às 19h
Visitação: de 20 de outubro a 26 de novembro de 2023
Horários: De terça a sábado, de 10h às 20h; Domigos e Feriados, de 10h às 18h
Quanto: Gratuito