Rumos da política cultural do Recife são discutidos em conferência
Reunindo 39 delegadas e delegados eleitos durante as pré-conferências, evento tem o objetivo de definir as proposições que pautarão a construção do Plano Municipal de Cultura para os próximos dez anos
Os rumos da política cultural da capital pernambucana serão discutidos na VIII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife, realizada desta sexta-feira (27) ao domingo (29). O tema geral deste ano é "Democracia e Direitos Culturais".
Participam os 39 delegados e delegadas eleitos durante as pré-conferências de cultura, realizadas entre os últimos dias 18 e 26 de setembro, em todas as Regiões Político Administrativas (RPAs).
A programação também reúne representantes das cenas e linguagens artísticas, além dos delegados representantes de órgãos e entidades governamentais, os conselheiros e conselheiras do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, titulares e suplentes, convidados e observadores das questões culturais.
As atividades terão início na noite de sexta-feira, a partir das 18h, no Teatro de Santa Isabel, com as boas-vindas de dois patrimônios vivos do Recife: a passista Zenaide Bezerra e o grupo Pierrot de São José, seguidas de falas oficiais de congraçamento e abertura das atividades da conferência.
No sábado e no domingo, a programação será no Colégio Vera Cruz, nos expedientes da manhã e da tarde, com muitos debates, votações e, claro, celebração. Nos intervalos entre as atividades do fim de semana, haverá mais duas apresentações dos demais patrimônios vivos da cidade: a Escola de Samba Gigante do Samba e o Maracatu Almirante do Forte.
Eixos
A VIII Conferência segmentará as discussões em cinco eixos: Gestão, Institucionalização e Marcos Legais da Cultura; Diversidade e Territórios Culturais; Patrimônio Cultural, Memória e Democracia;Formação Cultural; e Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável.
Para cada um desses eixos, serão escolhidas, nos debates deste fim de semana, cinco proposições principais, que pautarão a construção do Plano Municipal de Cultura, pelo Conselho Municipal de Política Cultural do Recife.
Além disso, serão eleitos os 25 delegados que representarão a cidade nos debates da IV Conferência Estadual de Cultura, etapa anterior à IV Conferência Nacional de Cultura. Também serão votadas as cinco propostas (uma por eixo), que representarão as demandas municipais no foro estadual de debates sobre princípios e diretrizes da política cultural.
Confira a programação:
Sexta (27/10)
No Teatro de Santa Isabel
18h - Apresentações culturais
19h - Falas oficiais
Sábado (28/10)
No Colégio Vera Cruz
9h - Credenciamento
9h40 às 12h - Votação do Regimento e debates por eixos
14h às 18h- Debates por eixo
Domingo (29/10)
No Colégio Vera Cruz
9h às 12h - Deliberações sobre cinco propostas prioritárias por eixo
14h às 19h - Deliberações, aprovação de moções e eleição dos Delegados Estaduais