ECLIPSE

ECLIPSE LUNAR 28 DE OUTUBRO 2023: Confira horário e onde ver o eclipse hoje

Saiba mais informações sobre o eclipse lunar

Imagem do autor
Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 28/10/2023 às 11:09
Notícia
X

Neste sábado (28), ocorrerá o eclipse lunar, que será totalmente visível do Leste das Américas, Europa, África, Ásia, Austrália, Ártico e a Antártica.

Um eclipse lunar parcial ocorre quando apenas uma parte da Lua passa através da sombra da Terra, o que resulta em que uma parte da Lua se obscurece temporariamente.

Em um eclipse lunar parcial, apenas uma fração da Lua fica oculta, e o resto permanece iluminado pela luz solar. Este evento irá começar às 15h01, quando a Terra se move entre a Lua e o Sol, lançando a sombra da Terra na superfície lunar.

Os eclipses lunares parciais ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados de maneira que a Lua passa através da penumbra da sombra da Terra.

A penumbra é a região mais externa da sombra da Terra, e em um eclipse parcial, apenas uma parte da Lua entra nesta região, o que dá como resultado a observação de uma porção obscurecida da Lua.

O tempo completo de duração do eclipse completo será de 4 horas e 25 minutos. A fase parcial será de 1 hora e 18 minutos.

Os eclipses lunares parciais são eventos interessantes para os observadores do céu, pois podem ser vistos como uma vista simples sem a necessidade de proteção ocular.

Diferentemente dos eclipses solares, que requerem proteção adequada para evitar danos nos olhos.

Esses eventos são relativamente comuns e podem ser observados de diferentes partes do mundo em função da posição da Lua em sua órbita ao redor da Terra.

Tags

Autor