CARNAVAL

Exposição homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo, no Recife; saiba como visitar

"A magia do Galo" traz três ambientes expositivos que mergulham no universo do maior símbolo do Carnaval do Recife; inauguração conta com cortejo do Bloco das Ilusões e Orquestra Mirim do Galo

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 27/10/2023 às 15:01 | Atualizado em 27/10/2023 às 15:12
Notícia
X

O maior bloco de Carnaval é tema da nova exposição temporária do Paço do Frevo, "A Magia do Galo", com três ambientes expositivos. O visitante poderá conferir um resgate histórico, simbólico e afetivo de 44 anos de desfiles da agremiação, em uma celebração aos carnavais do Centro do Recife.

A mostra abre as portas nesta sexta-feira (27), às 19h, com cortejo do Bloco das Ilusões e Orquestra Mirim do Galo.

No palco palco armado em frente ao museu, quem comanda a festa é a Orquestra Metais do Maestro Jorginho Lima Neto, com shows de Almir Rouche, André Rio, Cíntia Barros, Gustavo Travassos, Marrom Brasileiro e Michelle Melo. 

"A Magia do Galo" ficará no térreo do museu, inaugurando o novo espaço de exposições temporárias, agora ampliado, do equipamento cultural da Prefeitura do Recife. Com curadoria é de Ângelo Filizola, a mostra ficará em cartaz até março de 2024.

Ambientes expositivos

HUGO MUNIZ
'A Magia do Galo', exposição em homenagem ao Galo da Madrugada no Paço do Frevo, no Recife - HUGO MUNIZ
HUGO MUNIZ
'A Magia do Galo', exposição em homenagem ao Galo da Madrugada no Paço do Frevo, no Recife - HUGO MUNIZ
HUGO MUNIZ
'A Magia do Galo', exposição em homenagem ao Galo da Madrugada no Paço do Frevo, no Recife - HUGO MUNIZ

Na sala "Tempo Festivo", o visitante poderá conhecer e contemplar importantes registros documentais do tempo passado, peças do acervo da agremiação, narrativas memoriais de interesse público e de valor histórico e também conferir uma homenagem a Enéas Freire, seu fundador e presidente emérito.

Constam ainda depoimentos de artistas celebrando a vivacidade do Galo, além de um mapa que localiza o clube no tempo passado-presente – uma vez que ele se refaz a cada novo ciclo, inserindo elementos inéditos, entende a tradição como matéria-prima para a novidade, e não apenas como relíquias de outrora.

Já o ambiente "Magia das Multidões" propõe uma experiência imersiva no desfile, aproximando o visitante de uma vivência carnavalesca, por conseguinte emocional, subjetiva e singular.

A "maior agremiação do mundo" se traduz na imagem-símbolo das ruas repletas de foliãs e foliões, quebrando recordes a cada edição. A sala explora essa "estética das multidões", do povo em ebulição ao som do Frevo, energizado pela arrebatação de uma musicalidade sinestésica e de alto teor identitário.

Na sala "Território Folião", é explorada a relação do Galo da Madrugada com o Centro do Recife, mais precisamente com os bairros de São José e de Santo Antônio, abordando a vida social do clube, a tradição de seu cortejo, a relação com outras agremiações carnavalescas e a pujança das atividades de sua sede.

A sala comunica essa poética própria forjada na memória dos "carnavais saudosos" e valoriza tanto a vivacidade das práticas festivas e formativas da atualidade, na centralidade simbólica da cultura pernambucana, quanto a manutenção do Centro da cidade como território privilegiado do Frevo.

Homenagem

HUGO MUNIZ
'A Magia do Galo', exposição em homenagem ao Galo da Madrugada no Paço do Frevo, no Recife - HUGO MUNIZ
HUGO MUNIZ
'A Magia do Galo', exposição em homenagem ao Galo da Madrugada no Paço do Frevo, no Recife - HUGO MUNIZ

"Procuramos, o tempo inteiro, demonstrar a magnitude da paixão que o folião, que escolhe passar o Sábado de Zé Pereira no Galo da Madrugada, sente. A agremiação que arrasta uma multidão às ruas centrais do Recife e que se conecta pela vibração do Frevo precisava estar representada à altura na exposição que faz a virada para o ano em que o Paço do Frevo irá completar 10 anos", afirma a diretora do museu, Luciana Félix.

Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada, diz que a agremiação recebe, com orgulho, esta homenagem do Paço do Frevo. "O Recife é agraciado com uma exposição que enaltece a importância histórica e cultural de uma das maiores agremiações carnavalescas do planeta, patrimônio do Estado de Pernambuco. Esperamos, com ela, tocar o coração dos foliões e foliãs que nos acompanham e enchem de alegria as ruas centrais da cidade, além de conquistar, com nossa magia, novos apaixonados pelo carnaval do Sábado do Galo."

"O 'Carnaval começa no Galo da Madrugada', quando uma multidão se manifesta indomável e irreprimível pelas ruas do Recife, reocupando o que sempre lhe pertenceu e regenerando os sentidos carnavalescos da vida: paixão, poesia e combustão. O Galo é prenúncio e representação: o abre-alas da festa de maior brilho, do tempo de renovação ritualística do qual somos partícipes e devotos", decreta.

SERVIÇO
Exposição "A magia do Galo"
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras

Tags

Autor