Espetáculo musical homenageia Pixinguinha na Caixa Cultural, no Recife
Com 15 anos de estrada, conjunto vocal carioca se apresenta pela primeira vez na capital pernambucana, entre os dias 1º e 4 de novembro, às 20h
O show "Pizindim", do grupo Ordinarius, fruto do álbum homônimo e celebra a obra de Pixinguinha, estreia na capital pernambucana com temporada na Caixa Cultural Recife, no Recife Antigo, desta quarta-feira (1º) ao sábado (4), sempre às 20h. O projeto, uma homenagem a um dos artistas mais importantes da música brasileira, tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
Além das apresentações, os integrantes do grupo oferecerão uma oficina de canto coral gratuita, no dia sábado (4), das 10h às 12h. As inscrições devem ser feitas no site da CAIXA Cultural.
Com versões para clássicos como "Um a Zero", "Urubatã" e "Lamentos", o Ordinarius faz das vozes os instrumentos principais. As percussões aparecem como complementos cheios da riqueza da rítmica brasileira. O resultado é uma leitura única da obra do artista que foi fundamental para o choro, gênero tão reconhecido pelo Brasil e pelo mundo.
No show "Pizindim" (título que faz referência ao apelido do artista quando criança), o grupo canta ainda faixas como "André de Sapato Novo", de André Correa, e "Um Chorinho em Cochabamba", de Edu Neves e Rogério Caetano.
Musicalidade
Os arranjos originais de Augusto Ordine, diretor musical e fundador do conjunto, são executados pelo septeto formado por Maíra Martins, Mateus Xavier, Fabiano Salek, Matias Correa, Beatriz Coimbra, Antonia Medeiros e pelo próprio arranjador. O figurino é de Dani Vidal.
Com mais de 15 anos de estrada, o Ordinarius usa as vozes como instrumentos principais, e as percussões como seu perfeito complemento. Os arranjos vocais são à capela ou com o auxílio de violão, cavaquinho e instrumentos percussivos variados.
O conjunto já lançou nove álbuns e visitou temas como o choro carioca, Pixinguinha, Carmen Miranda, Aldir Blanc e Bossa Nova, além de ter feito um álbum inteiramente dedicado a composições femininas e um autoral.
SERVIÇO
Ordinarius em "Pizindim"
Quando: de 1º a 4 de novembro, às 20h
Quando: CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia para clientes CAIXA e casos previstos em lei), à venda no site da CAIXA Cultural