CINEMA

Mamonas Assassinas vai ganhar cinebiografia. Veja trailer

Filme de Edson Spinello vai recontar trajetória meteórica do grupo

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 01/11/2023 às 19:26
Notícia
X

Várias gerações foram e ainda são impactadas pelo Mamonas Assassinas, quinteto que queria ser uma banda de rock progressivo e se transformou no grupo irreverente que até hoje é um expoente da cultura pop no Brasil.

A história dos meninos de Guarulhos está de volta em "Mamonas Assassinas: O Filme". Dirigido por Edson Spinello, produzido pela Total Entertainment, coproduzido pela Mamonas Produções e distribuído pela Imagem Filmes, o longa promete emocionar e divertir com clássicos como "Pelados em Santos", "Vira-Vira", "Robocob Gay".

A estreia está prevista para o dia 28 de dezembro nos cinemas de todo o Brasil.

Elenco

O vocalista Dinho é interpretado por Ruy Brissac, que já fez o papel do cantor no musical sobre a banda. O quinteto conta ainda com Beto Hinoto, interpretando seu tio Bento, guitarrista da banda; Rhener Freitas interpreta o baterista Sérgio Reoli; Adriano Tunes faz o baixista Samuel Reoli; e Robson Lima interpreta Júlio Rasec, responsável por teclado, percussão e vocais, na banda.

Walkiria Barbosa, uma das produtoras do filme, conta que a escolha do elenco foi fundamental para dar credibilidade a esta história tão impactante. "Nossa preocupação era encontrar as pessoas certas para aqueles papéis. E foi mágico quando filmamos o primeiro show, onde a equipe e os figurantes ficaram muito emocionados, tivemos certeza de que os Mamonas estavam ali com a gente. Foi muito forte e muito intenso. Aliás, este é um sentimento que permeou todas as fases desde a leitura de roteiro até a pós produção".

O longa foi filmado na cidade onde viviam os integrantes da banda, Guarulhos, na Grande São Paulo. A produtora destaca que o apoio das famílias dos músicos foi essencial.

A empresa Mamonas Assassinas Produções, capitaneada por Jorge Santana, primo do Dinho, juntamente com os familiares, foram essenciais desde a construção do roteiro até a produção, quando emprestaram diversos figurinos originais dos garotos que foram usados no filme. Além disso, o apoio da prefeitura, de moradores e empresas locais também foi fundamental para o excelente resultado das filmagens.

Narrativa

@edumoraes
Trajetória do Mamonas Assassinas vai virar filme - @edumoraes

Para a construção da narrativa, biografias musicais de sucesso serviram de base e inspiração, como Bohemian Rhapsody, sobre a banda Queen, e Rocketman, sobre Elton John.

"Era fundamental pesquisar e compreender as melhores maneiras de, por exemplo, filmar shows. Esses filmes são excelentes nesses quesitos também. E shows são de enorme importância nesse filme. São eles que ajudam a trazer a energia da banda e mostrar como contagiavam seu público", explica o diretor Edson Spinello.

O roteiro, assinado por Carlos Lombardi (conhecido por obras como "Quatro por Quatro", "Quinto dos Infernos"), conta a história dos 5 integrantes antes da banda se tornar os Mamonas Assassinas, desde quando ainda eram o Utopia.

"Há duas fases, no filme, quando eles buscavam seu lugar no cenário musical, na época da banda Utopia, e depois quando se tornaram Mamonas. Foi necessária muita pesquisa e colaboração para resgatar uma época, um trabalho árduo envolvendo uma grande equipe e muitos colaboradores para que pudéssemos retratar as duas épocas do filme", explica a produtora.

"Foram mais de 70 cenários, 1000 peças de figurino entre produzidas e originais e as caracterizações de personagens para as duas fases. Além de um trabalho primoroso de correção de cor em mais de 2.500 planos executados pela Zumbi Post. Na área musical, foram regravadas todas as músicas em estúdio. O filme está sendo editado e mixado por Gabriel Pinheiro, ganhador de 2 Grammy Latino. A montagem ficou por conta de Rodrigo Daniel Melo".

Tags

Autor