Festival de Circo do Brasil traz atrações internacionais ao Recife. Veja programação da 17ª edição
Com o tema "Over Contemporâneo", edição aposta em apresentações que unem a técnica circense a outras linguagens artísticas, ocupando teatros de Santa Isabel, do Parque, Apolo e Hermilo Borba Filho, entre outros
Fomentando novas ideias sobre o circo e os seus atravessamentos na contemporaneidade, a 17ª edição do Festival de Circo do Brasil começa no Recife nesta terça-feira (7), seguindo até o domingo (12) com espetáculos nacionais e internacionais (de países como França, Espanha, Argentina e Uruguai).
Cerca de 20 atrações ocupam os teatros de Santa Isabel, do Parque, Apolo e Hermilo Borba Filho, na capital; além de programação aberta ao público no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), Sesc São Lourenço da Mata e no Alto do Capitão. Os espetáculos estão com ingressos a preços acessíveis (R$ 20 e R$ 10, meia) com vendas pela plataforma Sympla.
Tema
Com o tema "Over Contemporâneo", a edição aposta em apresentações que unem a técnica circense a outras linguagens artísticas, como o teatro, dança, poesia, música, artes visuais e humor.
"Mais do que nunca, por meio das técnicas e manifestos de cada companhia ou artista, versaremos sobre temas atuais, indispensáveis aos novos diálogos e debates contemporâneos. Assuntos sensíveis ao nosso cotidiano, que levarão o público a encontrar além da surpresa e do riso, reflexões necessárias para os novos encaminhamentos da sociedade", explica a curadora, Danielle Hoover, da Luni Produções, que está à frente do Festival desde a sua primeira edição.
"Nosso foco é a formação de plateia, dinamização da cadeia produtiva do circo, e viabilização do intercâmbio entre artistas, estudantes, técnicos, produtores e o grande público", destaca.
Abertura
O início do festival será nesta terça (7) no Teatro Apolo, às 19h, com o espetáculo Circo de Los Pies, da La Luna Cia de Teatro (SP). Na apresentação cômico-circense, a palhaça Asmeline dá vida e apresenta ao público seus dois pés sem conserto: Pezão e Pezinho.
A grande abertura festiva, no entanto, será realizada na quarta-feira (8), às 19h30, no Teatro do Parque. Quem conduz o espetáculo é a Orquestra de Malabares da Espanha, que se apresentará com uma big band de 27 músicos locais sob a regência do maestro Spok. É a primeira vez do grupo espanhol no Brasil.
Já o Teatro de Santa Isabel recebe os espetáculos "Intimidade Cômica – Um Ator de Amor Profundo" (quinta e sexta-feira), da paulista Cia LaClass Excêntricos, que traz inúmeras técnicas circenses, em um universo onírico e surrealista com boas doses de humor, e "Um Domingo" (sábado e domingo), dos argentinos do Proyecto Migra, que aposta no jogo cênico performático e sociológico misturando ópera e música urbana com objetos com vida, corpos acrobáticos e contorcidos, projetando potentes emoções.
Entre os vários espetáculos que serão aportados nos teatros Apolo e Hermilo Borba Filho, o festival apresentará o francês "Trait(s)", inspirado nas obras dos pintores Joan Miró e Vassili Kandinsky, exibe um artista de circo na roda cyr. Ao ritmo do surgimento das formas e cores, sob a ação do aparelho, o movimento circense é escrito e desenhado.
Exposição
Nos espaços ocupados pelo festival, durante todo o período, será realizado o Cine Circo. A mostra vai funcionar através de fotos e QR codes para exibição de filmes produzidos pelo Festival de Circo Contemporâneo (Fecico) e pelas artistas Natasha Jascalevich e Marina Bombachini.
Também haverá o lançamento do filme "Extraordinárias", documentário resultado da última edição do festival, que aborda a rotina das mulheres circenses. A estreia desse acontecerá no dia 12, quando o Festival vai levar para área externa do Museu do Estado uma programação totalmente gratuita, que contará ainda com espetáculos, números aéreos, feirinha de economia criativa e praça de alimentação.
Oficina
Paralelamente à programação cultural, acontecem oficinas, workshops e palestras-performances voltados para profissionais e estudantes do circo. A grade formativa acontecerá desta terça (7) a sexta (1o), no Teatro Hermilo Borba Filho. A acrobata pernambucana Mainá Souza, fará o workshop "Equilíbrios em tecido acrobático". Ela irá trabalhar as bases de alguns equilíbrios no tecido e possíveis passagens dinâmicas do aparelho.
Da terça-feira (7) a quinta (9), ocorrerá também a oficina "Formação Integral de Circo Contemporâneo (FICiCo)", do argentino Proyecto Migra – especialista no novo circo como eixo principal de criação, formação, produção e difusão das artes cênicas. O treinamento, que sugere uma formação integral para artistas de circo, vai cruzar a técnica circense com as ferramentas do teatro, da dança e da dramaturgia.
Na sexta-feira (10), será realizado o workshop "Cartografias Criativas", com a multiartista uruguaia e diretora da Plataforma Clo, Noel Rosas. Trata-se de um curso de pesquisa sobre metodologias de criação cênica voltado para profissionais e artistas emergentes nas áreas do circo, dança, performance e hibridismo na cena. Além disso, terá a aula-performance "Por um Fio", da paraibana Trupe Arlequin, com o artista Diocélio Barbosa, onde ele narra sobre a criação dramatúrgica do seu solo circense homônimo da aula.
Confira a programação completa do 17º Festival de Circo do Brasil
Terça-feira (7)
16h Atrapalhaços – Cia Brincantes de Circo (bra-pe), na Externa Alto do Capitão
19h Circo de Los Pies – La Luna Cia de Teatro (bra-sp)Teatro Apolo
08/11 – Quarta-feira
10h e 15h Circo de Los Pies – La Luna Cia de Teatro (bra-sp), no Teatro Apolo
*sessões para Escolas e Instituições*
19h30 Orquestra de Malabares da Espanha & Spok Big Band – Pistacatro Productora de Soños (esp) e Maestro Spok (pe), no Teatro do Parque
09/11 – Quinta-feira
15h Circo de Los Pies – La Luna Cia de Teatro (bra-sp), no Sesc São Lourenço da Mata
20h Intimidade Cômica – Cia Laclass Excêntricos (bra-sp), no Teatro de Santa Isabel
20h Consagrada – Gabi Parigi (arg), no Teatro Apolo
10/11 – Sexta-feira
18h por Um Fio – Trupe Arlequin (pb), no Teatro Hermilo Borba Filho
19h Trait(s) – Cie Scom Coline Garcia (fra), no Sesc São Lourenço da Mata
20h Intimidade Cômica – Cia Laclass Excêntricos (bra-sp), no Teatro de Santa Isabel
20h La Ceremonia – Cia Tomi Soko (arg), no Teatro Apolo
11/11 – Sábado
16h Trait(s) – Cie Scom – Coline Garcia (fra), no Teatro Hermilo Borba Filho
17h Picadeiro Pernambuco – Trupe Carcará (pe), no Teatro do Parque
19h Viver Com, Morrer Com – a Penca (bra-sp), no Teatro Apolo
20h Um Domingo – Proyecto Migra e Galpão de Guevara (arg), no Teatro de Santa Isabel
12/11 – Domingo
10h Trait(s) – Cie Scom – Coline Garcia (fra), na Feira Literária de Campina Grande
17h Tra Tra – Plataforma Clo (uru), no Teatro Hermilo Borba Filho
18h Um Domingo – Proyecto Migra e Galpão de Guevara (arg), no Teatro de Santa Isabel
19h Eu no Controle – Baju, a Palhaça (bra-pe), no Teatro Apolo
Confira a Programação do do 17º Festival de Circo do Brasil no Museu do Estado:
A partir das 10h Feirinha do Circo (produtos Diversos) e Praça de Alimentação
A Partir das 10h Exposição: por Trás da Lona – Arnaldo Sete (pe)
Manhã Palhaçassando – Palhaço Dud Grud (bra-pe)
Tarde Swing do Marmelo – Palhaço Marmelo (bra-pe)
Tarde Experimento Vi: Isso (não) é Um Número de Circo – Cia Devir (bra-pe)
Tarde Marcelino Em Pente Fino – Cia Laclass Excêntricos (bra-pe)
Tarde Filme: Extraordinárias (estreia) – Luni Produções (bra-pe)