CARNAVAL 2024

Carnaval do Recife 2024 terá Gilberto Gil, Ludmilla, Luísa Sonza e mais; veja a programação

De acordo com a gestão municipal, o Carnaval será ampliado, começar um dia antes, na quinta, dia 8 de fevereiro

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira, Emannuel Bento

Publicado em 10/11/2023 às 11:56 | Atualizado em 10/11/2023 às 15:51
Notícia
X

A Prefeitura do Recife anunciou de forma antecipada, na manhã desta sexta-feira (10), parte da programação do Carnaval 2024. A festa na capital pernambucana terá um dia a mais, começando na quinta-feira, dia 8 de fevereiro. Os homenageados são Chico Science e Lia de Itamaracá.

De acordo com a gestão municipal, 98% da programação será de artistas locais. Ainda assim, nomes de peso no cenário nacional chamam a atenção, como Gilberto Gil, Thiaguinho, Luísa Sonza, Paralamas do Sucesso, Matuê, Pitty, Samuel Rosa, Martinália e muito mais.

Serão mais de 3 mil atrações, contra os 2,8 mil de 2023. A grade conta com nomes consagrados de Pernambuco, como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Lenine, Spok, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, André Rio, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Nena Queiroga, Almir Rouche e a própria Lia de Itamaracá.

É a primeira vez que a gestão municipal anuncia as atrações de forma tão antecipada - após críticas pela demora dos anúncios em 2023. De acordo com a Prefeitura, essa antecipação ocorre para aumentar a movimentação turística e financeira, podendo gerar até um aumento total de 25% na movimentação.

Manguebeat

EDSON HOLANDA/PCR
Nação Zumbi no Polo Várzea, durante o Carnaval do Recife - EDSON HOLANDA/PCR

Pela homenagem a Chico Science, o movimento manguebeat marcará presença com Nação Zumbi, Mestre Ambrósio, Isaar, Karina Buhr, Louise, Otto, Devotos, Mundo Livre e Mônica Feijó.

A cidade ainda poderá conferir o show Cidade do Mangue, um tributo ao movimento que reposicionou o Recife no mapa cultural nacional e internacional.

O brega também terá o seu espaço com a segunda edição do show Capital do Brega, que estreou em 2022. Já o samba local vem representado por nomes como Belo Xis, Karynna Spinelli e Gerlane Lops. Outras atrações e detalhes do Carnaval serão anunciados posteriormente.

Cultura popular

Assim como em 2023, os brinquedos populares vão começar a agenda prévias, ainda em janeiro, abrindo também a programação dos demais polos.

A programação do cortejo de Agremiações "De Pátio a Pátio", que estreou este ano, movimentando as ruas de Santo Antônio e São José, será ampliado com blocos líricos, maracatus de baque solto e virado, escolas de samba, afoxés, ursos, bois, troças carnavalescas, clubes de boneco, tribos de índio e caboclinhos.

Além do Pátio a Pátio e dos palcos, a Cultura Popular terá outros 16 eventos distintos, como os concursos de Rei e Rainha, Porta-estandarte, Porta-Flabelos, Mestre sala e Porta Bandeira, passistas, Acertos de Marcha de Blocos de Pau e Corda, Terças Negras Especiais e mais.

Ainda participam Encontro de Baques, Caboclinhos e Índios, ensaios e Encontro Tumaraca, Ubuntu, Encontro dos Afoxés, Encontro de Bois e Ursos, Encontro dos Blocos Líricos, Encontro de Maracatus de Baque Solto, Encontro de Blocos Afro, Noite dos Tambores Silenciosos, Tambores Mirins, além dos Corredores da Folia, Samba da Moeda e o tradicional Concurso de Agremiações.

Meta da prefeitura é potencializar o turismo

Em entrevista coletiva, o prefeito João Campos destacou as atrações e explicou que a antecipação do anúncio para novembro ajuda a gestão a "vender" o Carnaval em todo o País, potencializando o turismo na cidade.

"Antecipamos o anúncio para dar capacidade de organização, planejamento, previsibilidade. Poderemos fazer uma grande campanha turística em todo o País, divulgando nosso destino, apresentando o Carnaval, que já é tão grande, mas que a a gente possa potencializar o número de pessoas que vem para cá, fortalecendo a economia e de forma democrática. O Carnaval do Recife livre, de rua, espontâneo, de diversas linguagens", pontuou.

João falou ainda sobre o número de dias da festa. "Esse ano já vimos como foi bom o Carnaval e ano que vem será maior. Pela primeira vez faremos um dia formal a mais, começando na quinta-feira, será a grande abertura, com atrações se apresentando no Marco Zero até a Quarta de Cinzas. A gente hoje anuncia a nuvem principal de nomes, com grandes atrações locais e nacionais, 98% local, mas é um Carnaval nacional. Receberemos atrações do Brasil inteiro, o Carnaval estará espalhado pela cidade como um todo, em todos os polos", concluiu.

Confira as atrações do Carnaval 2024 no Recife:

Lia de Itamaracá
Cidade do Mangue
Mart'nália
Alceu Valença
Ludmilla
Orquestra Maestro Duda
Pitty
Nena Queiroga
Nação Zumbi
Elba Ramalho
Mestre Ambrósio
Belo Xis
Orquestra Maestro Edson Rodrigues
Thiaguinho
Mumuzinho
Capital do Brega
Karina Burh
Siba
Karynna Spinelli
Samuel Rosa
Lenine
Luísa Sonza
Gerlane Lops
Mônica Feijó
Almir Rouche
Matuê
Gilberto Gil
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Maestro Forró
André Rio
Otto
Marron Brasileiro
Coral Edgard Moraes
Geraldo Azevedo
Devotos
Mundo Livre
Antônio Nóbrega
Orquestra Popular do Recife + Maestro Ademir Araújo
Louise
Frevo do Mundo
Spok Frevo Orquestra
Olodum
Claudionor Germano
Os Paralamas do Sucesso
Isaar

 

Tags

Autor