Carnaval

Qual é o maior bloco de Carnaval de rua do mundo?

Festa que carrega o título mundial tem muitos anos de história e muita gente envolvida.

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Luna

Publicado em 24/11/2023 às 12:02 | Atualizado em 04/12/2023 às 18:54
Notícia
X

Que o Carnaval é uma das festas mais populares e animadas do Brasil nós já sabemos, mas você sabia que o maior bloco de carnaval do mundo é nosso? Entre as infinitas festanças de rua espalhadas pelo país, há uma em especial que conquistou lugar no Guinness Book como o maior bloco de Carnaval de rua do Brasil e do mundo.

O dono do título tão disputado é o Galo da Madrugada, realizado na cidade do Recife há 44 anos. O maior bloco de Carnaval de rua do Brasil e do mundo tem muitos anos de história e muita gente envolvida. 

"O Galo da Madrugada invade o centro da cidade de tal maneira que não se sabe mais quem é o Galo, quem olha para o Galo, quem não é o Galo, onde está o Galo. O galo é o povo. São as pessoas que sonham, cantam, brincam, sem preconceitos e sem cordas de isolamento, sob o sol ou a chuva, com dinheiro ou sem dinheiro", diz Paulo Montezuma, em Os Carnavais e o Galo.

Brenda Alcântara / JC imagem

Galo da Madrugada na Ponte Duarte Coelho - Brenda Alcântara / JC imagem

História do Bloco Galo da Madrugada

Em 1977, um grupo de amigos e amantes do Carnaval de rua, que viviam no bairro São José, no centro de Recife, criaram o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada, que desfilou pela primeira vez em fevereiro de 1978 com apenas 75 foliões. No ano seguinte, o número chegou a 350 espectadores e, em 1991, passou de 1 milhão.  

A festa de rua carrega o início de uma longa trajetória na história do Carnaval de Recife e recebe esse nome justamente porque saiu antes do comércio abrir, ou seja, quando o sol despertava.

Desde então, o bloco ganhou proporções inimagináveis, e, em 1994, recebeu o título oficial de maior do mundo! Além disso, O Galo chegou a ser consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco no ano de 2009. E, em 2023, ele virou Patrimônio Cultural Imaterial do Recife!

As certificações só fortaleceram a imagem do bloco, que se destaca como um dos principais representantes da alegria e diversão do Carnaval brasileiro e um dos maiores eventos culturais do mundo.

Tags

Autor