ARTES VISUAIS

Galeria Amparo 60, no Recife, reúne obras de 50 artistas para exposição comemorativa

Com curadoria de Guilherme Moraes e Walter Arcela, 'Arrecifes' traz um prisma da atuação da galeria nos últimos 25 anos: 'Cada obra, é um mundo, uma poética à parte'

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 27/11/2023 às 13:52
Notícia
X

A galeria Amparo 60 fecha o ciclo de celebrações dos seus 25 anos, comemorados este ano, reunindo trabalhos de 45 artistas na exposição "Arrecifes", inaugurada nesta terça-feira (28), a partir das 19h, na galeria da Zona Sul da capital pernambucana. A curadoria é dos jovens Guilherme Moraes e Walter Arcela, que nasceram quando a galeria surgia.

A mostra agrega obras de artistas de diferentes gerações e correntes estéticas, como Alice Vinagre, Carlos Mélo, Clara Moreira, Cristiano Lenhardt, Gil Vicente, Gilvan Barreto, Jeff Alan, José Patrício, Juliana Notari, Marcelo Silveira, Derlon, Fefa Lins, Fernando Augusto, Paulo Bruscky, Ramonn Vieitez, Raul Córdola, Tereza Costa Rêgo, entre outros.

Para esse apanhado, os curadores se lançaram sobre esses 25 anos em que a galeria tem atuado, focando valorizar quem hoje está representado no casting, mas sem esquecer alguns nomes incontornáveis para a proposta da mostra.

Arrecifes

DIVULGAÇÃO
Quacors 44, de Ascânio MMM, integra a exposição Arrecifes, da Amparo 60 - DIVULGAÇÃO
Bruno Mancini
Eclipse, de Derlon, integra a exposição Arrecifes, da Amparo 60 - Bruno Mancini
DIVULGAÇÃO
Sêxtupla mastectomia (2023), de Fefa Lins, integra a exposição Arrecifes, da Amparo 60 - DIVULGAÇÃO

O título da coletiva, Arrecifes, vem, segundo Walter Arcela, exatamente dessa ideia de um ecossistema vasto e diverso. "Dentro de uma mesma formação ecológica, nos arrecifes, temos uma infinidade de possibilidades e de modos de vida. É um pouco isso que encontramos ao olhar para a Amparo", detalha Arcela.

"Não tem como chegar em algo que todos tenham em comum. Acho que eles têm essa insistência em ser artista, em existir. Nos debruçamos sobre o todo que forma a galeria Amparo 60, essa grande constelação que seria como uma grande biblioteca. Há um maravilhamento heterogêneo, mas cada livro, cada obra, é um mundo, uma poética à parte", complementa Moraes.

De acordo com os curadores, não há um discurso unitário que una todos os 45 artistas fora as relações com a galeria e sua territorialidade. Porém, dentro da amplitude desse recorte, Arcela e Moraes propõem alguns diálogos e brincadeiras curatoriais.

É o caso da interação proposta entre uma pintura de Tereza Costa Rego e outra de Fefa Lins. Ou o diálogo sobre questões que envolvem o neoconcretismo brasileiro, na conversa entre Cristiano Lenhardt e Martinho Patrício. "A mostra se caracteriza como um rito celebrativo, retrospectivo, que dá a ver toda essa memória, mas que lança também expectativas e desejos para o futuro", resume Moraes.

25 anos da Amparo 60

CARLOS CASTELEIRA
Rodrifo Braga - Ponto Zero integra a exposição Arrecifes, da Amparo 60 - CARLOS CASTELEIRA
DIVULGAÇÃO
Oxumaré_, de Josafá Neves, integra a exposição Arrecifes, da Amparo 60 - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Marcelo Solá - Sem título integra a exposição Arrecifes, da Amparo 60 - DIVULGAÇÃO

Ao longo da sua existência, a Amparo 60 vem fomentado o mercado de arte contemporânea fora do eixo Rio – São Paulo. Comandada por Lúcia Costa Santos, a galeria foi pioneira, no Recife, ao abrir espaço para artistas dessa vertente no final da década de 1990.

Naquela época, Lúcia Costa Santos possuía uma loja de decoração que funcionava no número 60, da Rua do Amparo, em Olinda. Filha da arquiteta Janete Costa, ela sempre teve uma forte relação com a arte e começou a trazer obras de alguns artistas para dentro da loja.

Além do mobiliário, quem visitava o espaço conhecia o trabalho de alguns artistas pernambucanos. Foi assim, ainda como loja de decoração, que as primeiras exposições foram acontecendo. Com o passar do tempo, eram mais obras do que peças e móveis. Nascia, assim, a Galeria Amparo 60, na Zona Sul.

A cada ano, o espaço amplia seu espectro de atuação, colaborando com a circulação de artistas consagrados e emergentes de diversos estados. O casting conta com mais de 40 artistas.

"2023 é um ano muito especial para nós e precisávamos encerrá-lo com um momento de celebração e congraçamento. Desde o início do ano, já em nossa participação na SP-Arte marcamos o início das comemorações dos nossos 25 anos, período no qual fomos agentes atuantes para o fortalecimento da arte contemporânea em Pernambuco, acompanhamos toda a movimentação dessas últimas duas décadas, resistindo às dificuldades desse mercado fora do eixo Rio –São Paulo. Posso dizer que estou orgulhosa e feliz dessa nossa trajetória até aqui", conta a galerista Lúcia Santos.

Lista completa de artistas da mostra

Alex Flemming, Alice Vinagre, Agda, Amanda Melo de Mota, Antônio Dias, Ariana Nuala, Ascânio MMM, Bruno Vieira, Bruno Vilela, Carlos Mélo, Cássio Vasconcellos, Célio Braga, Clara Moreira, Cláudia Jaguaribe, Cristiano Lenhardt, Gil Vicente, Gilvan Barreto, Hidelbrando de Castro, Isabela Stampanoni, Jeff Alan, Josafá Neves, José Guedes, José Patrício, José Paulo, José Rufino, Juliana Notari, Lourival Cuquinha, Luiz Hermano, Marcelo Silveira, Marcelo Solá, Márcio Almeida, Delson Uchôa, Derlon, Diogum, Eudes Mota, Emanuel Araújo, Fefa Lins, Fernando Augusto, Francisco Baccaro, Maré de Matos, Martinho Patrício, Paulo Bruscky, Ramsés Marçal, Ramonn Vieitez, Raul Córdola, Rodolfo Mesquita, Rodrigo Braga, Tereza Costa Rêgo

SERVIÇO
Arrecifes, com curadoria Guilherme Moraes e Walter Arcela
Quando: 28 de novembro de 2023, a partir das 19h (Só para convidados)
Visitação: De 29 de novembro de 2023 até 2024
Quando: Segunda a sexta, das 10h às 19h | sábados das 10h às 15h, com agendamento prévio
Onde: Galeria Amparo 60 - No 3º andar da Dona Santa (Rua Professor Eduardo Wanderley
Filho, 187, Boa Viagem)

Tags

Autor