APL

Academia Pernambucana de Letras reelege diretoria para o próximo biênio

Assembleia Geral para a eleição reuniu acadêmicos na sede da instituição; Lourival Holanda segue como presidente, ao lado dos vice presidentes Luzilá Gonçalves e José Mário Rodrigues

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 28/11/2023 às 12:35
Notícia
X

A Academia Pernambucana de Letras (APL) elegeu a nova diretoria da instituição para o próximo biênio (2024/2026) em assembleia geral realizada na última segunda-feira (27).

A reunião reelegeu o atual presidente, Lourival Holanda; a 1ª vice-presidente, Luzilá Gonçalves; o 2ª vice-presidente, José Mário Rodrigues; a tesoureira Ana Maria César e o secretário-geral, Cícero Belmar. A cada dois anos, a eleição ocorre para definir os integrantes que formarão a diretoria responsável pela gestão para o biênio seguinte.

A diretoria é composta ainda pelos cargos de 1º e 2º secretários, para os quais foram eleitos os acadêmicos George Cabral e Ângelo Castelo Branco. Para a comissão de contas, foram eleitos os acadêmicos Alvacir Raposo, Lourdes Sarmento, José Nivaldo e Margarida Cantarelli, eleita como suplente.

Diretrizes

O grupo eleito será responsável por administrar a instituição e estabelecer as diretrizes para os próximos dois anos, além de dialogar com os acadêmicos e as entidades, mantendo a programação cultural regular da APL. A posse da diretoria eleita ocorrerá em janeiro, juntamente com a celebração dos 123 anos de fundação da APL, durante solenidade na sede da instituição.

"O grupo permanece, mas será uma outra gestão. Estamos esperançosos e pretendemos continuar a transformar a Academia na casa do escritor pernambucano, preservar o nosso legado e incentivar a produção literária que é a nossa função social", explica o presidente reeleito da APL, Lourival Holanda. Para o biênio seguinte, Holanda já antecipa a realização de cursos de cultura literária abertos ao público.

Último biênio

A Academia Pernambucana de Letras desenvolveu no último biênio uma série de atividades visando a valorização da cultura e da literatura pernambucanas.

Nesse período, a Casa abrigou debates em torno de novas obras literárias e do mercado editorial, recebeu pesquisadores, apresentou recitais de música, lançou nova edição da Revista da APL, desenvolveu diversos trabalhos técnicos de gestão e conservação dos acervos do museu, biblioteca e arquivo.

Também reuniu lançamentos de livros de escritores iniciantes e veteranos, além de receber visitação pública, especialmente para estudantes de escolas e universidades da região. Houve ainda o retorno do concurso literário da instituição e parcerias com universidades para a realização de seminários e colóquios sobre linguagem e literatura.

Tags

Autor