TEATRO

30º Janeiro de Grandes Espetáculos terá Fabiana Karla, Lia de Itamaracá e mais 100 apresentações. Confira

Programação será realizada entre os dias 9 e 31 de janeiro, com 50 espetáculos inéditos e cinco internacionais

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 29/11/2023 às 15:51 | Atualizado em 29/11/2023 às 16:25
Notícia
X

O Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco completará 30 anos em 2024 com programação realizada entre os dias 9 e 31 de janeiro. São 91 espetáculos e mais de cem apresentações, sendo 50 espetáculos inéditos e cinco internacionais.

Os ingressos, já à venda na plataforma Sympla, têm valores que variam de R$ 15 a R$ 80 - algumas ações são gratuitas.

Na capital pernambucana, a programação irá se espalhar por vários teatros: Santa Isabel, Parque, Luiz Mendonça, Apolo, Hermilo Borba Filho, Capiba, Marco Camarotti, Barreto Júnior, Boa Vista e Caixa Cultural (novidade da edição).

Destaques

Entre os destaques estão "Nessa Mesa de Bar", (Rio de Janeiro), uma homenagem a Reginaldo Rossi, leva aos palcos a homenageada do JGE Fabiana Karla e Leandro da Mata; e "Retratos Imorais", solo do baiano João Guisande, com texto de Ronaldo Correia de Brito.

Outros destaques são "Yerma Atemporal", texto de Federico García Lorca traduzido e adaptado por Simone Figueiredo; e o show de Lia de Itamaracá, que completará 80 anos em 2024 e também é uma das homenageadas da edição.

Diney Araujo
'Retratos Imorais', solo do baiano João Guisande, com texto de Ronaldo Correia de Brito - Diney Araujo
DANIEL CHIACOS
Fabiana Karla e Leandro da Mata em 'Nessa Mesa de Bar' - DANIEL CHIACOS
Ytallo Barreto
Lia de Itamaracá - Ytallo Barreto

Benjamin da Silva, o Palhaço Casquinha (Circo) e a passista Zenaide Bezerra (Dança) completam o time de homenageados. 

A grade teve parte das atrações selecionadas por edital, avaliada por uma comissão formada por Albemar Araújo, Williams Santanna, Sandra Rino e Kelly Rosa e pelos gerentes de Programação, Paulo de Castro e Paulo de Pontes. Além dos espetáculos, o festival terá oficinas, lançamentos de livros e leituras dramatizadas.

Prefeitura e Governo

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (29), Paulo de Castro, produtor-geral do evento e presidente da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), realizadora do JGE, informou que é a primeira vez que a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado apresentam o festival juntos.

"Eles já faziam apoios financeiros há muito tempo, mas é a primeira vez que eles, juntos, apresentam. A Prefeitura nunca deixou de estar, mas o Governo originalmente nunca esteve. Agora, ambos estão apresentando juntos, o que fortalece profundamente o festival", disse Castro.

"Não se faz esse festival sem grana. Talvez, seja o maior festival desse formato no Brasil. Só o de Curitiba chega perto da gente e nós chegamos perto deles no sentido de amplitude. O Governo entrando este ano, foi algo que só veio a fortalecer. Independente da área política, o que queremos é mercado de trabalho para o artista pernambucano fazer espetáculos, além de trazer espetáculos de fora. O festival é local na sua principal fonte: gastamos 95% da grana aqui."

Teatro

Outras montagens nacionais apresentadas durante a programação serão: "Cúmplices" (Salvador/Recife), “Babilônia Tropical: A Nostalgia do Açúcar” (São Paulo), “Histórias de Lua e Sol” (Guarabira - PB), “Formigas Bebem Absinto no Armazém do Caos” (João Pessoa), “Agreste” (João Pessoa), “Noite de Mistério” (São Paulo), “Isto Também Passará, Antes que Eu Morra” (Brasília), “Novos Velhos Corpos 50+”, de Porto Alegre e “Uma Noite em Ritmo Quente” (Fortaleza), as duas últimas na categoria Dança.

No âmbito internacional, cinco países serão representados e apresentados ao Recife pelas montagens “Cartas d’Abril” (Portugal), “Tranquilli!!!” (Itália), “Ária” (Portugal), “Sertão do Mar” (França) e “Violinista Europeu Tocando Músicas Europeias e Brasileiras” (Eslováquia), esta de Música.

Shows

Além de Lia de Itamaracá, a programação musical contará com atrações como o grupo Karynna Spinelli, Geraldo Maia, Maciel Salu e Lucas dos Prazeres (em "Abaeté - Uma Celebração Afro-Indígena"), Forró na Caixa e a cantora Dalva Torres, que apresentarão novos shows, além de abrir espaço para as sonoridades que ecoam Pernambuco adentro, recebendo espetáculos como o "Cordel Operístico Lua Alegria", da cidade de Tabira.

O festival celebrará também o Manguebeat, importante movimento musical recifense, que completou 30 anos em 2022, fazendo brotar novas sonoridades das raízes culturais pernambucanas, com o espetáculo “Mangue Alive”, estreia de Gilmar Bola 8 e Combo X.

Dança

Em dança, destacam-se o III Festival de Pole Dance de Pernambuco e a montagem “Berlim”, estreia do bailarino Dielson Pessoa. Em circo, vem aí “Cabaré Janeiro de Palhaças”, espetáculo de variedades circenses que reúne dez palhaças em divertidos números ciceroneados pela mestre (da falta) de cerimônia Mary En.

Entre as 12 montagens infantis, serão apresentados grandes sucessos para pequenos espectadores, como “Os Saltimbancos”, “Aladdin - O Musical”, “Alice no País das Maravilhas”, “Seu Sol Dona Lua”, “O Dia em que a Morte Sambou” e “As Aventuras de Simba”.

Confira a programação completa no site www.festivaljge.com.br.

SERVIÇO
30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco
Quando: de 9 a 31 de janeiro de 2024
Programação completa e informações: www.festivaljge.com.br
Ingressos: www.sympla.com.br/festivaljge

Tags

Autor