MÚSICA

Festival Arte na Usina tem Marina Lima, Céu, Otto e mais. Veja programação da Safra 2023

Filipe Catto, Marcelo Jeneci, Almério, Dany Myler e Conde Só Brega também são atrações da programação, que ainda terá lançamento de livro, roda de leitura e performances

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 07/12/2023 às 11:39 | Atualizado em 07/12/2023 às 11:44
Notícia
X

O projeto Usina de Arte, parque artístico e botânico localizado no distrito de Santa Terezinha, em Água Preta, Zona da Mata de Pernambuco, realiza mais uma edição do Festival Arte na Usina desta quinta-feira (7) ao o domingo (10).

A programação da Safra 2023 é totalmente gratuita e conta com shows, lançamento de livro, roda de leitura e performances.

Com apoio do Fórum de Desenvolvimento da Mata Sul, o Festival tem o objetivo de impulsionar os negócios da região do segmento de serviços, como gastronomia, turismo e hotelaria.

Shows

Na programação musical deste ano, o primeiro dia de evento (7/12) conta com apresentações da cantora Céu (com o show Fênix do Amor), Marcelo Jeneci (com o show Caravana Sairé), Almério e Martins e DJ Pepe Jordão.

Na sexta-feira (8), é a vez do brega pernambucano ganhar espaço com shows de Dany Myler e o Conde Só Brega, além de Patricia Firmino e DJ Pepe Jordão.

O Festival também marca a volta da cantora Marina Lima às terras pernambucanas. A artista se apresenta no sábado (9) com o show "Nas Ondas da Marina" em noite que ainda traz a revelação Filipe Catto (com o show Belezas são Coisas Acesas Por Dentro, com repertório de Gal Costa), Banda Fim de Feira (lançando o CD Forró da Liberdade, e Otto (com o show As Quatro Estações – Otto canta Reginaldo Rossi).

No domingo (10), a programação de encerramento é em ritmo de forró, com shows de Geraldinho Lins, Wilson Monteiro e Forró do Loirão.

Mais atividades

CAMILA LEÃO/DIVULGAÇÃO
Obra "Tinha que Acontecer (Cabeça de Bandeirante)", de Flávio Cerqueira, do acervo da Usina de Arte, no interior de Pernambuco - CAMILA LEÃO/DIVULGAÇÃO
CAMILA LEÃO/DIVULGAÇÃO
Obra "Fotini", de Saint Clair Cemi, do acervo da Usina de Arte, no interior de Pernambuco - CAMILA LEÃO/DIVULGAÇÃO
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO
Obra Scopulus, de José Rufino, do acervo da Usina de Arte, no interior de Pernambuco - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO
CHARLES JOHNSON/DIVULGAÇÃO
Obra "Paisagem", da artista Regina Silveira, do acervo da Usina de Arte - CHARLES JOHNSON/DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Usina de Arte, localizada na Usina Santa Terezinha, distrito de Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, está aberta à visitação gratuita. Ocupa 33 hectares com arte contemporânea e jardim botânico e está em expansão - DIVULGAÇÃO

Além da visitação gratuita do Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte ao longo do dia, à tarde, o festival oferece também programação diversificada, com atividades biblioteca do equipamento e performance de Lívia Nestrovski e Fred Ferreira no Teatro Aberto Camilo Simões, que compõe a estrutura da Usina.

O Festival Arte na Usina tem patrocínio da Empetur, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, via Governo do Estado; e também conta com parceria do Sebrae.

Instalado onde funcionou a Usina Santa Terezinha (maior produtora de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950), o projeto Usina de Arte reúne arte, cultura e meio ambiente, a partir de um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico Botânico.

Nele, estão instaladas mais de 40 obras e instalações de nomes como Regina Silveira, Alfredo Jaar, Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Claudia Jaguaribe, Matheus Rocha Pitta, Juliana Notari, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Hugo França, Paulo Bruscky, Denise Milan, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.

Visitação

A cerca de 150km do Marco Zero do Recife, o Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte é aberto à visitação do público, das 5h30 às 18h, e tem acesso gratuito. Saindo do Recife, os visitantes devem seguir pela BR 101 Sul, sentido Alagoas, até o centro da cidade de Xexéu.

De lá, o público segue pela rodovia PE99, que começa em frente à Paróquia de São Sebastião, e leva até a Usina, situada no Km 10. Entre as opções de alimentação, estão os restaurantes Jardim Botânico, a Pizzaria Estação dos Sabores, Bodega de Alemão, Recanto Nordestino, Mandacaru Abacate, Ró Lanches, Pesque e Pague do Tio, Oxe Burguer e Restaurante Capim de Cheiro.

Confira a programação de shows no Festival Arte na Usina:

Quinta-feira (7/12)
16h Missa de Ação de Graças
19h Dj Pepe Jordão
20h Marcelo Jeneci
22h Almério e Martins
0h Céu – Fênix do Amor

Sexta-feira (8/12)
16:30h Eco histórias da Amazônia
19h Dj Pepe Jordão
20h Patricia Firmino
22h Dany Myler
0h Conde Só Brega

Sábado (9/12)
17h Lívia Nestrovski e Fred Ferreira
19h30 Fim de Feira – Forró da Liberdade
21h30 Filipe Catto - Belezas são Coisas Acesas Por Dentro
23h30 Marina Lima – Nas Ondas da Marina
1h – Otto – As Quatro Estações - Otto Canta Reginaldo Rossi

Domingo (10/12)
16:30 Lançamento do livro “Desenrolada? Não. Competente!”
18h Dj Pepe Jordão
19h Wilson Monteiro
21h Forró do Loirão
23h Geraldinho Lins

Tags

Autor