CINEMA

Animação pernambucana 'Ciranda Feiticeira' é exibida em festival em Havana

Curta é dirigido por Tiago Delácio e Lula Gonzaga, Patrimônio Vivo de Pernambuco, mestre pioneiro do cinema de animação

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 13/12/2023 às 12:43 | Atualizado em 13/12/2023 às 12:45
Notícia
X

Os cineastas Rafael Buda (E), Tiago Delácio (C) e Leon Delácio (D) foram até Havana, capital de Cuba, para representar o curta "Ciranda Feiticeira", única animação pernambucana selecionada para o "44º Festival Internacional del nuevo cine latinoamericano".

O filme é dirigido por Tiago Delácio e Lula Gonzaga, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, mestre pioneiro do cinema de animação. A obra conta com trilha sonora de Lia de Itamaracá, também Patrimônio Vivo. O longa "Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça, também está participando da mostra competitiva do Festival.

O projeto tem trilha-sonora de Lia de Itamaracá (que também emprestou sua voz a uma das protagonistas) e estreou no 13º Supertoon International Animation & Comics Festival, em Sibenik, na Croácia.

Enredo

"Ciranda Feiticeira" foi produzido a partir de um primeiro roteiro que estava guardado desde 1983, época em que o casal Lula Gonzaga e Silvana Delácio viveram com seu filho Tiago, na Ilha de Itamaracá, no litoral norte de Pernambuco.

Lá, eles conviveram com histórias de vida dos pescadores e com os cantos de Lia. Lula tinha acabado de voltar da antiga Iugoslávia, onde fez especialização em desenho animado. "Começamos a rabiscar o storyboard sentando na areia da praia, ouvindo as histórias ribeirinhas e escutando a ciranda de Lia", afirma o Mestre.

Tags

Autor