Carnaval 2024

Conheça a origem do caboclo de lança e seus significados surpreendentes

Caboclo de lança é um dos grandes símbolos do carnaval na Zona de Mata de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 15/12/2023 às 16:44 | Atualizado em 15/12/2023 às 16:46
Notícia
X

O cabloco de lança surgiu na Zona da Mata de Pernambuco para dar vida ao maracatu de baque solto. Há mais de três décadas é uma das figuras de maior destaque do Carnaval de Pernambuco. Mergulhado em simbologias, o guerreiro do maracatu de baque solto desperta fascínio e medo. 

“No começo eram só os caboclos de lança, o arreiamá (índio que traz a paz para o maracatu) e as baianas de toalhas, que eram homens. Depois surgiram outros personagens. O caboclo de lança é um índio guerreiro que está ali para proteger seu povo”, contou o presidente da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, Manoelzinho Salustiano, em entreista ao JC em 2020.

Com a migração dos trabalhadores da cana-de-açúcar para o Grande Recife, os grupos não se limitaram mais à Zona da Mata. Atualmente, existem mais de 100 grupos ativos no Estado, sendo Nazaré da Mata o epicentro do Maracatu, abrigando 22 desses grupos e sendo reconhecida como a Terra do Maracatu.

SÍMBOLOS DO CABOCLO DE LANÇA

No Maracatu de Baque Solto, uma madrinha espiritual orienta a preparação tanto coletiva quanto individual do grupo.

A prática tem suas raízes na Jurema Sagrada, fundamentando sua espiritualidade. Os povos indígenas acreditam no poder do chá e do tronco da Jurema Preta, além de utilizarem a fumaça de cachimbo e charuto para estabelecer conexões com mestres e caboclos espirituais.

“O caboclo de lança tem uma forte simbologia mística e religiosa. O cravo na boca, o galho de arruda, a alfavaca de caboclo têm sentido de proteção e fechamento do corpo. Eles são preparados para receber o espírito e sair atuado (como eles dizem), possuídos por uma força com alteração da percepção”, explica a jornalista e pesquisadora do tema Maria Alice Amorim em entrevista ao JC em 2020.

Além da preparação espiritual, os participantes do Maracatu de Caboclos de Lança devem observar um período de abstinência sexual, variando de três a 21 dias, conforme a escolha individual de cada integrante. Acredita-se que, caso não sigam essa restrição, uma série de contratempos se desencadeie, desestabilizando o maracatu.

Isso pode se manifestar desde a quebra do carro que os leva até o local da apresentação até problemas coletivos, como indisposições físicas ou conflitos internos no grupo.

“A lança, que hoje é toda de madeira, antigamente tinha uma ponta de metal, mas depois foi proibida pela polícia. As pelejas físicas existiam, mas com o tempo foram sendo regradas e hoje a violência é apenas simbólica, não se concretiza no corpo a corpo. A coreografia é de um guerreiro, com agachamento, saltos em direção às pessoas e movimentos com a lança como se fosse transpassar alguém”, detalha Maria Alice.

Alexandre Gondim
Domingo de carnaval no bairro do Recife em Pernambuco onde foi realizado o encontro de Maracatus de Baque solto com seus caboclos de lanças. Brasil. Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires. - Alexandre Gondim

MULHERES E O CABOBLO DE LANÇA

Devido ao contexto cultural, religioso e violento, por muito tempo o Maracatu de Baque Solto foi exclusivamente um espaço masculino. Relatos históricos orais remetem a conflitos e até mesmo mortes entre grupos rivais, como os ocorridos no Engenho Bringa, em Nazaré da Mata.

Esses eventos contribuíram para a exclusão das mulheres, relegadas a papéis como costura e culinária para os brincantes.

Posteriormente, elas foram autorizadas a participar como baianas, rainhas e índias, porém a menstruação permanecia um tabu. Para os grupos, mulheres menstruadas eram consideradas espiritualmente vulneráveis e podiam interferir na celebração.

Depois de quase um século de predominância masculina no Baque Solto, Maria José Marques dos Santos, natural de Nazaré da Mata, foi a primeira mulher a desafiar essa tradição. Há 19 anos, ela ingressou na celebração como catita, desafiando as convenções ao incorporar a indumentária de caboclo de lança.

Maria José Marques dos Santos, de Nazaré da Mata, tornou-se a pioneira a romper com essa tradição secular no Baque Solto. Há 19 anos, ela desafiou as expectativas ao participar como catita, decidindo enfrentar o desafio de se vestir com a indumentária de caboclo de lança.

 “Bati na porta de cinco a seis maracatus, mas ninguém me aceitou. Depois fui no Leão Formoso, de Nazaré, que o dono era Seu (Antônio) Pacheco, falecido. Ele consultou os outros caboclos e o grupo me aceitou. Em 2004 desfilei como a primeira cabocla do Estado, com uma gola bordada com a imagem de Joana D’arc", contou. 

CARNAVAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 2024

Vitória de Santo Antão, situada na Zona da Mata de Pernambuco, fica a 52 km do Recife. O carnaval da cidade se destaca pelos desfiles de carros alegóricos, onde clubes com nomes de animais protagonizam o evento.

Uma tradição que o folião só encontra na Terra das Tabocas. Tem O Cisne, O Camelo, A Girafa, O Coelho, O Galo, Urso Branco, Urso Preto, entre outros. Destaque para O Leão, surgido em 1902, sendo, portanto, mais velho que o Frevo.

Divulgação/PCVSA
Clube Abanadores do Leão - Divulgação/PCVSA

Por isso que se diz que é no carnaval da Vitória, “onde os bichos se encontram”.

Só em Vitória também é possível encontrar o único Clube de Fado do Brasil, a Taboquinhas, com os participantes vestidos de portugueses ao som da rabeca; e o espacial ÉTesão e ÉTesuda, que fervilha a cidade no sábado de Zé Pereira, com duas orquestras de frevo puxando o folião pelas ruas da cidade.

Para ter acesso as atualizações sobre a programação oficial da cidade existe um aplicativo chamado "Visite Vitória de Santo Antão". 

Lá o usuário poderá encontrar todas as informações sobre eventos próximos, eventos futuros, informações turísticas, informações da cidade, além de lojas e marcas locais que irão facilitar a sua visão sobre a cidade.

O aplicativo é de fácil acesso e não necessita de conexão com a internet. Poderá ser baixado facilmente através do Google Play ou App Store. 

Tags

Autor