ARTE URBANA

Mestra Aurinha do Coco é homenageada com mural gigante no Centro do Recife

Obra foi produzida pela artista visual Ianah e a escritora urbana Bubu por meio de edital da Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 18/12/2023 às 16:45 | Atualizado em 18/12/2023 às 17:12
Notícia
X

A Mestra Aurinha do Coco, falecida em 2021, é a nova homenageada da recente série de grandes murais do Centro do Recife. A artista recifense Ianah é responsável pelo novo mural, que ocupa 13 andares de um prédio localizado no número 569 da Avenida Conde da Boa Vista, em um cruzamento bastante movimentado.

Apoiada pela Galeria Marco Zero, Ianah se juntou à artista de escrituras urbanas, Bubu (nome artístico de Bruna Alpoim), para homenagear vários mestres da Região Metropolitana do Recife.

"Assim como muitos mestres e mestras, a Aurinha do Coco, não foi reconhecida, em vida, como patrimônio pernambucano, mas ela continua sendo uma das principais referências e guardiã do Coco de Roda em Pernambuco, além de ser um pessoa responsável por manter a memória de um grupo ou comunidade e difundir tradições", conta Ianah.

UENNI/DIVULGAÇÃO
Artistas recifenses Ianah (pintura) e Bubu (escrituras urbanas) assinam megamural de Mestra Aurinha do Coco - UENNI/DIVULGAÇÃO
UENNI/DIVULGAÇÃO
Artistas recifenses Ianah (pintura) durante produção de megamural de Mestra Aurinha do Coco - UENNI/DIVULGAÇÃO
ERNESTO CARVALHO/DIVULGAÇÃO
Megamural na Avenida Conde da Boa Vista homenageia Mestra Aurinha do Coco - ERNESTO CARVALHO/DIVULGAÇÃO

Processo de construção

Ianah, que também é técnica em Agroecologia, é adepta da técnica conhecida como "geotinta", que mistura pigmentos minerais e naturais para usar em obras de arte e causar o mínimo de impacto ambiental, método estudado por ela desde 2017. Já Bubu é escritora urbana, muralista e artista visual, expressando as suas ideias por meio da tipografia.

O mural de Mestra Aurinha do Coco foi feito com um processo de construção da imagem pintada, a qual é toda feita com geotinta, composta por diferentes tonalidades de barro, que foram coletados em vários locais da Região Metropolitana do Recife, tais como Camaragibe, Olinda e Paulista.

Edital

A obra foi inspirada pelo tema "Recife Cidade da Música", título recebido pela Unesco, e resulta do edital de credenciamento para realização de intervenções artísticas em empenas cegas, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana.

"A satisfação com o resultado deste novo megamural é imensa, especialmente pela marcante presença feminina na equipe. Ao prestigiarmos Aurinha, ícone do coco pernambucano, celebramos também a força da mulher em nossa cultura local. E temos uma ótima notícia: até o final do ano, teremos outro grandioso mural em homenagem a Reginaldo Rossi", revela a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

Mais megamurais

Ao todo foram classificados 24 projetos que retratam através da arte o tema "Recife Cidade da Música", em que cinco deles estão concluídos e um está em andamento.

A contratação para execução dos megamurais se dá em conformidade com a ordem classificatória dos aprovados estabelecida por meio de pontuação e depende da viabilidade técnica e liberação das empenas, bem como da disponibilidade orçamentária durante o tempo da vigência do edital.

O valor pago pelos serviços prestados é de R$ 75 mil, correspondente ao tamanho padrão da empena de 200 m² a 400 m² - ficando sob a responsabilidade do proponente credenciado a totalidade dos custos referentes ao planejamento e a execução das intervenções artísticas em empenas cegas (fachadas sem aberturas) de edifícios de visibilidade pública no Recife.

Tags

Autor